Finalistas do US Open, último Grand Slam da temporada, no dia 8 de setembro, Jannik Sinner e Taylor Fritz voltaram às quadras em torneios oficiais nesta quinta-feira (26) com sentimentos opostos.
Principal favorito em Pequim, disputado a nível ATP 500, Sinner enfrentou o chileno Nicolas Jarry, 28º do ranking, e perdeu o primeiro set por 6 a 4. Os tenistas foram iguais até 3 a 3, quando o chileno aproveitou o segundo break point e abriu vantagem. Depois, bastou apenas confirmar os serviços para abrir 1 a 0 na partida.
Sinner não se intimidou com a desvantagem e, aplicando seu tênis técnico e ofensivo, se reabilitou de imediato, com 6 a 3. O italiano quebrou na segunda parcial e abriu logo 3 a 0 no segundo set. Fechou não tendo o serviço ameaçado nenhuma vez na parcial.
O triunfo veio em terceiro set impecável em Pequim. Foram três quebras e um imponente 6 a 1, fechado no segundo match point para espantar a zebra. O número 1 do mundo só volta à quadra no domingo. O adversário sai do embate entre o veterano suíço Stanislas Wawrinka e o russo Roman Safiullin, que entrou na vaga do talentoso alemão Jan Lennard Struff.
Zebras em Tóquio
A estreia dos principais favoritos em Tóquio, também a nível ATP 500 e de volta ao calendário após cinco anos, não foi como o esperado nesta quinta-feira. Cabeça de chave 1, Taylor Fritz, número 7 do ranking, parou logo no primeiro jogo, caindo diante da promessa francesa Arthur Fils, 24 do mundo, em três sets. O norte-americano se despediu com 6/4, 3/6 e 6/3.
O dia no Japão ainda marcou as quedas de Casper Ruud, terceiro favorito, e Stefanos Tsitsipas, o quarto cabeça de chave. O norueguês perdeu em sets corridos para o australiano Jordan Thompson, parciais de 7/6 (5) e 6/1. Já o grego levou a virada do norte-americano Alex Michelsen, eliminado com 4/6, 6/1 e 6/2.
Em duelo de americanos, Frances Tiafoe, sétimo favorito, também perdeu. Ele levou 7/5 e 6/3 de Brandon Nakashima. A salvação do dia entre os favoritos foi o dinamarquês Holger Rune. O sexto favorito superou o chileno Alejandro Tabilo com 6/2, 5/7 e 6/4.
Mas o jogo que marcou o dia na capital japonesa reuniu o local Kei Nishikori e o croata Marin Cilic, que reeditaram a final do US Open de 2014, vencida pelo europeu. Com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3, o tenista da casa levou a melhor.
Outro confronto de americanos teve a vitória de Brian Shelton, oitavo favorito, sobre Reilly Opelka, de virada, parciais de 3/6, 6/1 e 6/4.