O Santer Vikings (RJ) conquistou o tricampeonato brasileiro de rugby em cadeira de rodas. Na decisão do campeonato disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o time carioca derrotou os Gladiadores (PR) por 61 a 42 e repetiu as vitórias de 2021 e 2023, encerrando o torneio invicto, com seis vitórias em seis jogos.
— É muito bom jogar com essa equipe, que é uma família. É uma intensidade muito alta. a gente se cobra muito dentro e fora de quadra. Isso faz o time funcionar, estar sempre em alto rendimento. Acredito que o campeonato vem se fortalecendo, com atletas da seleção brasileira e de outros países sul-americanos, e já é um dos mais fortes do mundo — afirmou Gabriel Ferreira, após o título.
O técnico do Santer, Albert Maia Noronha, elogiou a qualidade do grupo sob seu comando e destacou o interesse de disputar competições internacionais.
—Eu tenho um grupo muito unido. Isso ajuda muito. Mesmo que haja alguma divergência, a gente consegue se equilibrar, porque tenho atletas muito experientes, acostumados a jogar sob pressão. É difícil manter a qualidade depois de outros títulos. Mas busquei colocar na cabeça dos atletas que é preciso evoluir sempre. Nosso objetivo é disputar torneios internacionais junto à nacional para seguirmos nos desenvolvendo ainda mais — comentou Noronha.
Na disputa do terceiro lugar, a Associação de Esportes Adaptados de Campinas (Adeacamp) venceu os Gigantes Rugby, também de Campinas (SP), por 47 a 34.