Os dois grandes rivais na disputa pelo título mundial de Fórmula 1 largarão no domingo, no Grande Prêmio de Singapura, da primeira fila do grid, com Lando Norris à frente do atual campeão Max Verstappen.
O piloto britânico da McLaren, que dominou os treinos livres na manhã de sexta e deste sábado (21), confirmou o seu favoritismo e conseguiu o melhor tempo no circuito urbano de Marina Bay com 1:29.525, dois décimos mais rápido que o holandês da Red Bull (1:29.728).
As Mercedes dos britânicos Lewis Hamilton (1:29.841), que chega a Singapura para o seu 350º Grande Prêmio da carreira, e George Russell (1:29.867 ocuparão a segunda fila do grid.
"Tenho uma sensação boa e confiança no carro desde o início do fim de semana", comemorou após a sessão Norris, que chega a Singapura com 59 pontos a menos que Verstappen, o que faz com que a luta pelo título do campeonato esteja mais aberta do que nunca, especialmente considerando que o holandês não vence desde o triunfo em Espanha, em junho.
"O final da classificação correu muito bem, conseguimos melhorar o carro e progredimos sessão após sessão. Quando vemos onde estávamos ontem, esta primeira fila é bem recebida", comemorou Verstappen, que havia tido um rendimento bem abaixo dos da McLaren nas sessões de classificação de sexta e sábado.
A corrida de domingo testará mais uma vez os nervos de Norris, que praticamente sempre perdeu a cabeça na corrida nos primeiros metros quando obteve a pole nas corridas de 2024.
Verstappen, por sua vez, procurará prevalecer num traçado urbano que até agora sempre lhe escapou e onde nunca subiu ao topo do pódio.
O segundo piloto da McLaren, o australiano Oscar Piastri, fez o quinto melhor tempo (1:29.953) e dividirá a linha do grid com o dinamarquês Nico Hülkenberg, que obteve um surpreendente sexto melhor tempo com sua Haas (1:30.115).
- Dia ruim para a Ferrari -
A Aston Martin do espanhol Fernando Alonso (1m30.214) e a Racing Bulls do japonês Yuki Tsunoda (1m30.354) largarão da quarta fila.
As maiores decepções do dia foram protagonizadas pelos dois pilotos da Ferrari: o monegasco Charles Leclerc teve seu tempo invalidado no Q3 e o espanhol Carlos Sainz sofreu um acidente que o impediu de continuar. Eles largarão do 9º e 10º lugares respectivamente.
"Foi uma sessão de classificação muito estranha que obviamente terminou mal para nós", disse o espanhol após a corrida.
"Cometi um erro com a temperatura dos pneus e na aderência, perdi a parte traseira e bati no muro. É um erro grave, sinto muito pela equipe", acrescentou.
Sainz foi o vencedor desta corrida no ano passado.
O argentino Franco Colapinto terminou em 12º, logo atrás de seu companheiro de equipe tailandês Alexander Albon, enquanto o mexicano Sergio Pérez, com muitos problemas em sua Red Bull desde o início do fim de semana, ficou apenas em 13º.
--- Grid de largada do GP de Singapura:
1ª fila:
1. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
2. Max Verstappen (HOL/Red Bull)
2ª fila:
3. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
4. George Russell (GBR/Mercedes)
3ª fila:
5. Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
6. Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
4ª fila:
7. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
8. Yuki Tsunoda (JPN/Racing Bulls-Red Bull)
5ª fila:
9. Charles Leclerc (MON/Ferrari)
10. Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
6ª fila:
11. Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
12. Franco Colapinto (ARG/Williams-Mercedes)
7ª fila:
13. Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
14. Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
8ª fila:
15. Estéban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
16. Daniel Ricciardo (AUS/Racing Bulls-Red Bull)
9ª fila:
17. Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
18. Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
10ª fila:
19. Valtteri Bottas (FIN/Sauber-Ferrari)
20. Guanyu Zhou (CHN/Sauber-Ferrari)
./bds/nb/mcd/hgs/iga/aam
* AFP