Uma das mais jovens modalidades olímpicas, a escalada esportiva terá em 2025 sua primeira grande competição no Brasil. De 16 a 18 de maio de 2025, Curitiba será o palco da etapa brasileira da Copa do Mundo de Escalada, que será disputada na modalidade Boulder.
Esta será a primeira vez que um país da América do Sul será sede de um evento do circuito da Copa do Mundo da modalidade.
— Estamos muito entusiasmados em trazer uma Copa do Mundo de Boulder para o Brasil no próximo ano. Esta é a culminação de 10 anos de trabalho intenso na promoção e desenvolvimento da escalada em nosso país. É um marco não só para nós, mas para a América do Sul. Será a primeira Copa do Mundo nesta parte do continente, o que permitirá que alguns países tenham sua primeira experiência no circuito. Queremos mostrar para um público brasileiro mais amplo o quão emocionante e dinâmico é o nosso esporte, e ter os melhores escaladores do mundo em Curitiba em maio próximo certamente nos ajudará a conseguir isso. Daremos o nosso melhor para realizar um grande evento e esperamos nos tornar uma parada regular no circuito nos próximos anos — comenta Thiago Campacci, presidente da Confederação Brasileira de Escalada.
A escalada entrou no programa olímpico nos Jogos de Tóquio e também foi disputada em Paris o Brasil não classificou nenhum atleta nas duas oportunidades. A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) irá divulgar o calendário completo do circuito da Copa do Mundo 2025 no dia 30 de setembro.