Gabriel Medina voltou a pedir nota 10 após surfar um tubo "perfeito" — e desta vez conseguiu um 9,87. O momento, que ocorreu nesta quinta-feira (22) na etapa de Fiji do Circuito Mundial de Surfe, remeteu o público imediatamente às oitavas de final do torneio olímpico, quando o surfista se tornou sensação mundial graças à foto de sua comemoração nas ondas do Taiti.
A nota — que foi somada a um 5,07 de sua segunda melhor onda na bateria — garantiu um lugar para Medina nas quartas de final da competição. Ele superou o americano Jake Marshall, que ficou com 12,60 no somatório. Confira abaixo a manobra que garantiu o quase 10 para o brasileiro.
Quem também se deu bem nas águas de Fiji foi a "havaiúcha" Tatiana Weston-Webb, que bateu a americana Sawyer Lidblad na repescagem. Ela agora volta a encarar Brisa Hennessy, da Costa Rica, nas quartas de final. As duas se enfrentaram nas semifinais das Olimpíadas, quando Tati avançou — e mais tarde conquistou a prata.
Yago Dora, da mesma forma, também segue no campeonato, após derrotar o marroquino Ramzi Boukhiam nas oitavas de final.
Melhor colocado no ranking mundial entre os brasileiros até o momento, Italo Ferreira surpreendeu, enquanto isso, perdendo para o havaiano Barron Mamiya, também nas oitavas.
A competição é a última etapa classificatória do Circuito Mundial de Surfe. O Finals será definido entre os cinco primeiros do ranking, em Trestles, nos Estados Unidos, entre 6 e 14 de setembro.