Neymar tentou voltar ao clube onde ele mais foi vencedor na carreira, mas o atual treinador do Barcelona, Hansi Flick, o impediu. Essa é a informação que o canal espanhol Jijantes tem sobre o brasileiro, que teria aproveitado as buscas do Barça por um atacante para as pontas para propor sua volta ao time.
No entanto, o técnico alemão não viu essa possibilidade com bons olhos e teria vetado o início das negociações. Essa história é parecida com o que ocorreu em 2023, quando, em meio a rumores de que o atacante poderia voltar a vestir a camisa azul e grená, Xavi, então técnico do time, descartou o retorno e afirmou que o atleta não estava nos planos do clube.
O retorno quase aconteceu em 2020, quando Ney defendia o Paris Saint-Germain. A diferença que o impediu de retornar ao clube em que fez história foi de 20 milhões de euros (cerca de R$ 122 milhões). O time catalão teria oferecido 110 milhões de euros, além de três jogadores por empréstimo, para levar o atacante, mas o PSG pediu 130.
Com o Barcelona vivendo outro momento atualmente e precisando de atacantes pelas pontas, o brasileiro viu uma boa oportunidade. Apesar de ter contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e ainda se recuperar de lesão grave que sofreu no joelho em outubro de 2023, Neymar acreditou na possibilidade.
O Barça tem carência principalmente no lado esquerdo, onde Neymar se consagrou no futebol. O clube catalão esteve próximo de contratar Nico Williams, que foi destaque da Espanha campeã da Eurocopa 2024. No entanto, não houve um acordo com o Atlhetic Bibao, equipe na qual o atacante de 22 anos foi revelado e deve seguir ao menos até o meio desta temporada.
Até 30 de agosto, o Barcelona tem a possibilidade de contratar. Dani Olmo, outro destaque espanhol na Euro, chegou para ajudar ofensivamente. Nomes como Chiesa, da Juventus, e Rafael Leão, do Milan, ambos atuam pela esquerda, ainda são possibilidades para o clube catalão.