O atleta Lazar Dukić, 28 anos, da Sérvia, morreu nesta quinta-feira (8) durante o campeonato mundial de crossfit. No Crossfit Games, maior torneio da modalidade, o sérvio perdeu a vida durante a prova de natação.
O campeonato que está sendo disputado em Fort Worth, no Texas, EUA, estava sendo transmitido no YouTube. No entanto, Dukić desapareceu durante a prova da natação e a transmissão foi tirada do ar. Após muitas especulações, a organização do evento confirmou a morte do atleta por meio de uma nota oficial.
"O crossfit está profundamente triste com a morte de um competidor dos CrossFit Games durante a prova de natação do evento individual 1 no CrossFit Games 2024. Estamos cooperando totalmente com as autoridades e fazendo tudo o que podemos para apoiar a família neste momento. O restante dos eventos de hoje foram suspensos. O bem-estar dos concorrentes é a nossa primeira prioridade e estamos com o coração partido por este trágico acontecimento."
O sérvio estava em sua quarta participação no CrossFit Games. Nas competições anteriores, Dukić sempre esteve entre os dez melhores colocados desde que se classificou pela primeira vez, em 2021. Ele era um dos principais competidores europeus de crossfit.
Na atual edição, o sérvio competia ao lado do irmão mais novo, Luka, de 25 anos, que concluiu a prova. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, Luka perguntou pelo irmão a outros atletas que já saíram da água, mas nenhum soube dar informações.
A prova de natação é conhecida como "Lake Day" e consistia em completar, no menor tempo possível, 3,5 milhas (equivalente a 5,6 quilômetros) de corrida, seguidas por mais 800 metros de nado em um lago.
A transmissão do evento voltou e no momento estão buscando respostas sobre a morte do sérvio: