Após passar pelo qualificatório em Wimbledon pela primeira vez, o brasileiro Felipe Meligeni Alves, 145º do ranking, foi derrotado na estreia na chave principal pelo croata Borna Coric, 89º do mundo, por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 (2) e 6/3), após 2h21min de partida.
Esta foi a terceira participação do paulista em um Grand Slam. As anteriores foram no US Open de 2023 e em Roland Garros este ano. Nos Estados Unidos, ele chegou á segunda rodada. Apesar da derrota, Meligeni pode subir até sete posições com os pontos conquistados em Wimbledon.
O próximo rival de Coric seráo norte-americano Fances Tiafoe, 29º do ranking, que precisou de cinco sets para eliminar o italiano Matteo Arnaldi, de virada, parciais de 6/7 (5), 2/6, 6/1, 6/3 e 6/3, em uma batalha com 3h09min de duração.
Aryna Sabalenka desiste
No primeiro dia de jogos em Wimbledon, Aryna Sabalenka, terceira do ranking, anunciou que não vai disputar o torneio devido a uma lesão no ombro. Bicampeã do Aberto da Austrália, a tenista de Belarus disse que estava "com o coração partido" com o anúncio, feito após uma sessão de treinos nesta segunda-feira. Ela era considerada uma das principais candidatas ao título em Londres, que viu sete mulheres diferentes conquistarem o troféu nos últimos sete anos.
A grega Maria Sakkari, nona do mundo, venceu McCartney Kessler, dos EUA, por 6/3 e 6/1 e afirmou que a chave feminina está aberta.
— Poderíamos citar cerca de 20 meninas que poderiam vencer o torneio agora — disse a jogadora de 28 anos, que jamais passou da terceira rodada na grama inglesa.
Na segunda rodada, Sakkari vai encarar a holandesa Arantxa Rus, que venceu a chinesa Yuan Yue por 6/2 e 6/3.
Vice-campeã de Roland Garros, a italiana Jasmine Paolini derrotou a espanhola Sara Sorribes Tormo, 55º do ranking, por 7/5 e 6/3, e agora vai enfrentar a belga greet Minnen, que venceu a britânica Heather Watson por 7/5 e 6/3.