O espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do mundo, começou a defesa do título em Wimbledon nesta segunda-feira (1º) com uma vitória sobre o estoniano Mark Lajal, procedente do qualifying, em três sets, com parciais de 7/6 (3), 7/5 e 6/2, em duas horas e 22 minutos, na abertura do torneio na quadra central do All England Club.
— Esta quadra é a mais bonita que já joguei e sempre fico nervoso quando chego aqui. Treinei aqui por 45 minutos na quinta-feira e fiquei nervoso. Estou feliz e me sinto privilegiado por jogar nesta quadra — declarou o espanhol após a partida.
Campeão em 2023 em uma emocionante final contra Novak Djokovic, o tenista de 21 anos acredita que o tradicional torneio na grama tem algo distinto dos demais do circuito, além do piso.
— Quando caminho por aqui fico arrepiado. Tomara que eu possa jogar no mesmo nível do ano passado. Tenho lembranças espetaculares daqui e é um grande sentimento. Mas é um torneio completamente diferente e tenho que me concentrar no meu jogo .
Na próxima fase, Alcaraz vai enfrentar o australiano Aleksandar Vukic (69º), que bateu o austríaco Sebastian Ofner (45º) em cinco sets, com parciais de 6/7(9), 6/4, 6/4, 3/6 e 7/6 (10/8), em jogo que teve 3h49min de duração.
O jovem espanhol teve mais trabalho do que o esperado contra um adversário de sua mesma idade, 21 anos, mas que ocupa a 269ª posição do ranking da ATP e que disputou seu primeiro jogo em um Grand Slam.
Mas depois de dois sets muito equilibrados, Lajal, que jogou na grama pela primeira vez na carreira nos Challenger de Surbiton e Nottingham, em junho, acabou sendo dominado pelo número 3 do mundo.
* AFP