O futuro do futebol mundial, por mais que muitos desacreditem, está em boas mãos. Ou melhor, em pés talentosos e que fazem a diferença. Na decisão da Eurocopa 2024, Espanha e Inglaterra depositam suas esperanças em título na juventude.
Do lado espanhol, Lamine Yamal é a principal promessa da equipe, sendo titular desde o início da competição. O ponta-direita de 17 anos — completados neste sábado (13) — vem encantando os gramados europeus e quebrando recordes por conta de grandes feitos com tão pouca idade.
Do outro lado, Jude Bellingham é o cara do time inglês. O camisa 10 completou em junho 21 anos e já é cotado ao prêmio de melhor jogador do mundo. Um título aliado a uma boa atuação pode garantir a Bola de Ouro para ele, visto que o principal adversário ao prêmio é Vini Jr., que não conseguiu fazer uma boa Copa América.
Esse confronto entre os dois jovens talentos na Eurocopa já aconteceu nos gramados da Espanha. Yamal é cria do Barcelona e já é titular absoluto do clube. Bellingham foi contratado pelo Real Madrid e logo na sua primeira temporada fez a diferença, com título da liga, da Champions League e da Supercopa.
Bellingham levou vantagem nos três confrontos da temporada. Nas duas vitórias no Campeonato Espanhol, ele marcou em ambas. No 2 a 1 do primeiro turno, o craque inglês fez os dois, enquanto no 3 a 2 no segundo turno, ele apareceu nos acréscimos para desempatar.
Na Euro, entretanto, a história é diferente. Yamal tem quatro participações em gols, nas cinco partidas que fez. Ele marcou um golaço na semifinal contra a França, e ainda distribuiu três assistências no torneio, ajudando a Espanha a ter o melhor ataque com 13 gols.
O inglês balançou a rede duas vezes, e ambas de forma decisiva. No primeiro jogo, contra a Sérvia, ele marcou para garantir o triunfo por 1 a 0. Já nas oitavas, contra a Eslováquia, Bellingham mostrou o motivo de ser chamado de iluminado. Ele empatou o duelo no último minuto, com um golaço de bicicleta, mantendo a Inglaterra viva no jogo.
No fim das contas, esse será o primeiro capítulo de uma rivalidade que está apenas começando. Seja pelos clubes ou pelas seleções, Yamal e Bellingham prometem entregar ainda muito para o futebol.