Quase um ano depois de deixar o Beira-Rio, Mano Menezes reencontrará o Inter nesta semana. Apresentado no Fluminense no início da tarde desta quarta-feira (3), o treinador comentou o fato da estreia pela equipe carioca se dar justamente contra o Colorado.
— Por coincidência, no Internacional, eu estreei diante do Fluminense, no Maracanã, há dois anos. Parece que faz tanto tempo que o pessoal esqueceu que eu fui vice-campeão com 73 pontos. Nestes dias, eu estava lendo que meus últimos trabalhos tinham sido todos ruins. Não é bem assim. É que a gente está rápido, mais rápido do que nunca e acaba esquecendo tudo — disse ele, relembrando a campanha do Brasileirão de 2022.
Mano foi escolhido para substituir Fernando Diniz que, apesar de ter levado o Fluminense ao inédito título da Libertadores no ano passado, deixou a equipe na lanterna do campeonato nacional nesta temporada, com apenas seis pontos conquistados em 13 jogos disputados.
Reconhecido por adotar uma estratégia mais defensivista que seu antecessor, o treinador gaúcho projetou as mudanças que implementará no time.
— Tenho certeza que todos os técnicos que chegassem no Fluminense para substituir o Diniz mudariam a forma de jogar, porque o jeito do Diniz é único — anunciou ele. — A principal prioridade na mudança do time é fazer resultado. Quando o resultado positivo aparece, você se sente mais seguro. Mas tem muita coisa boa que o Fluminense fez com o Diniz que nós iremos manter. Talvez seja o time do país que tem mais tranquilidade para tocar a bola em situações apertadas. Talvez não vamos trazer tantos jogadores para a faixa da construção da jogada, para ficar com uma chegada um pouco mais à frente. Vamos jogar um pouco mais direto, o que não quer dizer dar chutão, porque nem temos características de jogadores para ficar disputando a bola longa, mas que tenhamos a ambição de chegar na frente de forma mais rápida e pegar o adversário desorganizado defensivamente. Estas são as alterações que nós vamos fazer em um primeiro momento — completou.
Antes de enfrentar o Inter, no Maracanã, a partir das 20h desta quinta-feira (4), Mano Menezes comandou dois treinamentos. Ele já sabe que não poderá contar com o zagueiro Felipe Melo e com o lateral-esquerdo Marcelo, ambos entregues ao departamento médico. Porém, antecipou que poderá escalar o volante André, que não atua desde o fim de abril quando sofreu lesão no joelho direito.
— André já está recuperado e vai jogar diante do Internacional. É o único jogador que está escalado. Os outros 10 eu vou guardar para mim — brincou o treinador.