Uma missão de resgate em helicóptero avistou, nesta quinta-feira (13), dois montanhistas japoneses desaparecidos no norte do Paquistão, mas seu estado físico é desconhecido, informou a agência que organizou a expedição.
Ryuseki Hiraoka e Atsushi Taguchi desapareceram enquanto tentavam escalar o monte Spantik, de 7.027 metros, situado na cordilheira de Karakoram.
"Os resgatistas avistaram os montanhistas e os reconheceram por suas vestimentas, mas não puderam determinar seu estado", indicou à AFP Naijam Karim, presidente-executivo da Adventure Tours Pakistan (ATP), a agência que organizou a expedição.
A missão de busca teve que ser cancelada devido às difíceis condições meteorológicas.
"Não houve comunicação entre os dois montanhistas japoneses e as autoridades do acampamento-base desde que começaram sua expedição", informou Karim anteriormente. "Foram avistados em 10 de junho pela última vez, acima de 5.000 metros".
Outra equipe de japoneses alertou sobre a situação dos montanhistas depois de chegar ao acampamento 2, a 5.650 metros, onde Hiraoka e Taguchi previam pernoitar. As operações de busca vão continuar nesta sexta-feira.
* AFP