A segunda-feira (24) de Eurocopa foi marcada por duas partidas decisivas na fase de grupos: a Itália empatou com a Croácia por 1 a 1, com direito a um gol marcado no final do jogo, evitando a eliminação precoce dos quatro vezes campeões mundiais. Já a Espanha derrotou a Albânia por 1 a 0, e confirmou 100% de aproveitamento na primeira fase da competição.
Os croatas agora dependem de resultados paralelos para avançar entre os melhores terceiros colocados, mas a missão é considerada quase impossível, visto que somam apenas dois pontos.
Croácia 1x1 Itália
No jogo mais decisivo do dia, a Croácia ficou com uma mão na classificação, abrindo o placar com Modric, numa jogada que aconteceu logo depois do próprio camisa 10 perder um pênalti. Sua redenção o levou a ser o jogador mais velho a marcar um gol na competição de seleções europeias. A Itália, no entanto, não tinha nada a ver com isso, e empatou no final do duelo, com Zaccagni.
Albânia 0x1 Espanha
Já classificada, a Espanha confirmou a melhor campanha da fase de grupos — até o momento, podendo ser ultrapassada somente por Portugal no saldo de gols. O único gol da partida foi marcado cedo do primeiro tempo, por Ferran Torres.
*Produção: Nikolas Mondadori