Após o empate na estreia com a Costa Rica, na Califórnia, Dorival Júnior reconheceu a necessidade de melhorar para os próximos compromissos pela Copa América dos Estados Unidos. Ainda no SoFi Stadium, em Inglewood, na madrugada de terça-feira (25) no Brasil, o treinador projetou a sequência na competição.
— Vamos entrar (na próxima rodada) com o mesmo sentimento que teríamos se tivéssemos vencido. Vamos buscar o controle necessário para envolver a equipe adversária, respeitando a sua maneira de atuar. Se o resultado não aconteceu hoje, por detalhes, nós precisaremos melhorar alguns aspectos importantes, mas apresentamos coisas muito boas que, de repente, se fortalecidas e melhoradas, podem nos ajudar nas partidas seguintes — afirmou o técnico, que fez a primeira partida oficial no comando no Brasil.
Dorival Júnior disse acreditar que a marcação intensa da Costa Rica vai se repetir nos próximos jogos do Brasil. Ele admitiu que a Seleção Brasileira encontrou dificuldades diante da rápida recomposição costarriquenha.
O treinador avaliou que faltou profundidade ao ataque brasileiro, aspecto que, segundo ele, tem sido trabalhado nos últimos treinamentos. Os jogadores de frente precisam buscar o que chamou de "movimento sujo", isto é, se infiltrar na última linha de defesa para "empurrá-la" para trás e, assim, abrir mais espaço para quem vem chega.
— Nós perdemos profundidade e precisamos encontrar esse caminho. Foi o que mais trabalhamos durante esses 15, 20 dias em que nós estivemos juntos — comentou Dorival.
Ainda conforme Dorival, a deficiência nas finalizações foi o fator determinante o Brasil não conseguir a vitória. A dificuldade em conseguir atacar com naturalidade levou o treinador a substituir Vinicius Junior, a estrela do time, por Savinho, aos 24 do segundo tempo.
— Colocamos (o Vinicius Junior) por dentro, também não vinha encontrando o caminho. Ele estava bem marcado. Nós estávamos apresentando o um volume de jogo muito bom. Nós tivemos que fazer mudanças em peças, tentamos várias alternativas. Varias situações foram criadas. Acabamos não tendo sucesso nas finalizações — complementou.
O próximo jogo do Brasil é diante do Paraguai, em Las Vegas. A partida ocorre na sexta-feira (28), às 22h, pela segunda rodada do Grupo D.