O Brasil sofreu mais uma derrota no torneio qualificatório de Wimbledon. Após as eliminações de João Fonseca e Gustavo Heide, na primeira rodada masculina, nesta terça-feira (25) foi a vez de Laura Pigossi perder para Anastasia Zakharova, por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (7), 6/2 e 7/5, 2h54min de partida.
Com a derrota da paulista para a russa, que está na 159ª do ranking mundial da Women's Tennis Association (WTA), o tênis brasileiro não poderá repetir o que ocorreu em Roland Garros, quando todos os jogadores inscritos no quali avançaram para a chave principal. O único tenista do país que ainda tem chance de vaga é Felipe Meligeni. Após vencer o ucraniano Illya Marchenko, em seu primeiro jogo, o 147º da ATP terá pela frente o belga Joris de Loore, em partida que nesta quarta-feira, às 8h20min (horário de Brasília).
Se voltar a vencer, Felipe enfrentará o ganhador do confronto entre o norte-americano Maxime Cressy e o argentino Thiago Tirante para definir quem ficará com uma das 16 vagas em jogo.
Partida repleta de quebras de saque
Laura Pigossi fez um confronto equilibrado, mas teve dificuldades com o saque, o que acabou sendo decisivo. A brasileira perdeu o serviço em sete oportunidades, sendo quatro delas no terceiro set, enquanto a russa teve o saque quebrado quatro vezes em todo o confronto.
A brasileira, que é a numero 108 do mundo, fez cinco duplas faltas contra uma e só conseguiu três aces, um mais que Zakharova, que apesar de cometer 57 erros não forçados, encaixou 47 winners (bolas vencedoras). Pigossi, por sua vez acertou apenas 14 winners e cometeu 40 erros não forçados.
Para avançar para a rodada decisiva, Anastasia Zakharova terá que passar pela búlgara Gergana Topalova, que bateu a alemã Ella Seidel.