A seleção brasileira masculina de vôlei foi eliminada da Liga das Nações. A equipe não foi capaz de enfrentar o poderio de ataque e saque da Polônia, líder do ranking mundial da modalidade, e se despede da competição nas quartas de final.
Os poloneses contaram com o apoio de 13 mil torcedores na Arena Atlas, em Lodz, no confronto, disputado nesta quinta-feira (27), e conseguiram bater o Brasil de virada, por 3 a 1, com parciais de 18/25, 25/23, 25/22 e 25/16. A vitória, que levou 2h04min, colocou a Polônia nas semifinais da competição.
O Brasil voltará a encarar a seleção polonesa nos Jogos Olímpicos de Paris — o grupo ainda conta com a campeã mundial Itália e o Egito.
De volta ao comando da seleção, após oito anos de ausência, Bernardinho utilizou o torneio para formar o grupo que disputará os Jogos Olímpicos de Paris e que terá como rivais da primeira fase, a própria Polônia, além da campeã mundial Itália e o Egito. O time que começou o confronto desta quinta foi formado pelo levantador Fernando Cachopa, os onteiros Leal e Lucarelli, os centrais Lucão e Flávio, o oposto Darlan e o líbero Thales.
No primeiro set, após equilíbrio e igualdade até 9-9, o Brasil surpreendeu os donos da casa e com ótimo saque, assumiu o controle da partida. Darlan foi o destaque na vitória por 25/18, encerrada em um ataque de Leal, que travou um duelo com o compatriota León, cubano como ele e naturalizado polonês.
A Polônia voltou melhor na segunda parcial e logo abriu três pontos de vantagem (6-3). Aos poucos, o time brasileiro voltou a acertar as jogadas pelas pontas e conseguiu empatar em 12-12 e abrir dois pontos de vantagem (16-14) em uma ce de Lucão. A seleção brasileira liderou até 22-21. mas levou a virada na reta final e um ace de Bieniek definiu o 25-23 para a seleção polonesa.
O terceiro set começou promissor para os comandados de Bernardinho que rapidamente marcaram 5-1. Porém, com alguns erros e precipitações o Brasil viu a liderança ser perdida e a Polônia foi abrindo vantagem e num ace de León fez 18-12. A seleção ainda conseguiu uma pequena reação no final, mas acabou perdendo por 25-22 em ma bola pelo meio de Kochanowski.
Após a virada, a seleção polonesa jogou solta o quarto set e depois de o Brasil estar liderando em 7-6, conseguiu virar e, com Fornal, Kurek e León, se revezando em saques e ataques potentes, dominou totalmente e com tranquilidade fechou em 25-16, impondo à seleção brasileira a terceira eliminação consecutiva nas quartas de final da Liga das Nações. Esta foi também a sétima derrota em 13 jogos do time brasileiro no torneio, a quarta consecutiva.
— Agora é reinar e trabalhar. Ter mais confiança nos momentos decisivos. Aconteceu contra França e Eslovênia e hoje em alguns momentos. Tem que saber decidir. Estamos nos dedicando. Teremos um grupo complicado lá (em Paris) — disse Lucão após a partida.
Apesar da derrota, Darlan terminou como o maior pontuador em quadra ao marcar 21 pontos. Leal fez 17. No time polonês, León marcou 18 pontos e foi seguido por Kurek, com 12, Fornal, que fez 11 e Kochanowski, 10.
Na semifinal, a Polônia enfrentará quem passar do confronto entre Itália x França, que jogam na sexta-feira. Ainda nesta quinta, o Japão fez 3 a 0 no Canadá, parciais de 26/24, 25/18 e 26/24, e se classificou para enfrentar quem passar entre Eslovênia e Argentina.