A seleção brasileira conquistou a medalha de prata na prova geral de conjunto, que é a soma da apresentação das séries simples (cinco arcos) e mista (três fitas de duas bolas), na etapa de Portimão da Copa do Mundo de ginástica rítmica.
Nesta sábado (11), na cidade portuguesa da região do Algarve, o quinteto comandado pela técnica Camila Ferezin somou total de 68.850 pontos, e ficou atrás apenas da Espanha (70.300). O bronze foi para a França (65.050), que completou o pódio.
Maria Eduarda Arakaki, Victoria Borges, Deborah Medrado, Sofia Pereira e Nicole Pírcio conquistaram 35.950 pontos nos cinco arcos – a segunda melhor apresentação na sexta-feira, o que garantiu vaga na final deste domingo (12). Já neste sábado, o conjunto igualmente fez a segunda melhor apresentação (32.900). Uma vez mais, a Espanha predominou (33.600).
E na disputa individual, Geovanna Santos foi a primeira das brasileiras a se apresentar, e recebeu a nota 31.450, o que valeu o sétimo lugar. Depois, Bárbara Domingos registrou 31.800 e foi a quinta colcoada. As duas fizeram história em Portugal, colocando pela primeira vez o Brasil com duas representantes numa final de uma etapa de uma competição deste nível.
A seleção brasileira está classificada para os Jogos Olímpicos de Paris e é apontada como uma das candidatas ao pódio, resultado que é inédito na história da modalidade.