O sérvio Nikola Jokic, pivô do atual campeão Denver Nuggets, foi anunciado nesta quarta-feira (8) como o Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada regular da NBA. Pela terceira vez em quatro anos, ele ganha o prêmio, se tornando o único estrangeiro a conseguir a façanha. Jokic já havia sido escolhido nas temporadas 2020/21 e 2021/22 e se junta a outras oito lendas do basquete americano que levaram o troféu ao menos três vezes para casa.
O feito de Jokic é gigantesco. Basta ver o quilate dos jogadores com os quais ele divide o prêmio por ao menos três vezes. O maior MVP da história é Kareem Abdul-Jabbar, eleito seis vezes, seguido por Michael Jordan e Bill Russel, com cinco troféus. Apenas LeBron James ganhou o MVP quatro vezes, enquanto Larry Bird, Magic Johnson e Moses Malone tiveram três escolhas.
Em papo com Shaquille O'Neal antes do jogo três diante do Minnesota Timberwolves, Jokic recebeu os parabéns de uma maneira diferente.
— Você sabe que te amo, você é o melhor jogador da liga. Quero parabenizá-lo. Mas quero que você ouça isso de mim primeiro: achei que SGA (Shai Gildeous-Alexander, armador do Oklahoma City Thunder) deveria ter sido o MVP. Isso não é desrespeito para você— ouviu da lenda do Los Lakers.
Em sua nona temporada na liga, o jogador de 2,11m preferiu não entrar em confronto com a opinião de O'Neal.
— Tudo bem, Shaq, é a sua opinião. Não julgamos opiniões aqui. Quem vencesse, o prêmio estaria em boas mãos, isso é fato. Pra mim, acho que as coisas ficaram no detalhe esse ano— comentou o jogador de 29 anos, que além de Gildeous-Alexander, superou o esloveno Luka Doncic, do Dallas Mavericks.
Thunder e Nuggets terminaram com campanhas idênticas na temporada regular da NBA, pelo Conferência Oeste, com 57 vitórias para cada, além de 25 derrotas, mas o time de Oklahoma foi o dono do primeiro lugar.
Os números de Jokic no comando do Denver são suficientes para que a escolha seja justa. O sérvio tem média de 26,4 pontos por jogo, além de 12,4 rebotes e 9 assistências, além de 1,4 roubo. Seu aproveitamento nos lançamentos é de 58,3%. Ela foi campeão no ano passado, eleito o MVP da temporada regular e das finais.