O pivô francês Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, foi eleito nesta segunda-feira (6) o Calouro do Ano da NBA, se tornando o primeiro jogador de seu país a receber o prêmio.
Wembanyama, de 20 anos e 2,24 metros de altura, foi a primeira escolha dos Spurs no Draft de 2023-2024 e teve médias de 21,4 pontos, 10,6 rebotes, 3,9 assistências, 3,6 tocos e 1,2 roubo por jogo em sua primeira temporada na NBA.
O pivô francês recebeu os 99 votos de primeiro lugar, na primeira eleição unânime de Calouro do Ano desde Karl-Anthony Towns, do Minnesota Timberwolves, em 2016.
—Meus objetivos sempre foram ter a melhor equipe possível e melhorar no decorrer do ano. Eu sabia que, para isso, eu teria que ser bom individualmente dentro de quadra e dominante, então [o prêmio] é algo enorme para mim, algo muito importante— disse Wembanyama à emissora americana TNT.
Chet Holmgren, pivô do Oklahoma City Thunder, líder da Conferência Oeste, ficou em segundo lugar na votação, enquanto Brandon Miller, do Charlotte Hornets, foi o terceiro colocado.
* AFP