A Juventus conquistou a Copa da Itália pela 15ª vez em sua história nesta quarta-feira (15), ao derrotar a Atalanta por 1 a 0 na final disputada no Estádio Olímpico de Roma.
O sérvio Dusan Vlahovic foi o autor do único gol da partida, logo aos 4 minutos do primeiro tempo. Ele também marcou aos 73 minutos, mas o gol foi anulado.
Com este título, a 'Velha Senhora' reforça seu domínio na Copa da Itália, agora com seis de vantagem sobre Roma e Inter de Milão, que têm nove cada uma.
A última conquista da Juventus na 'Coppa' havia sido em 2021, com vitória justamente sobre a Atalanta, por 2 a 1.
A Juve, em queda livre no Campeonato Italiano (4ª colocada após cinco empates consecutivos), não conquistava um troféu desde 2021, um jejum raro em sua história recente.
Mal na Serie A, a Juventus chegava para a partida com a sensação de equipe derrotada e sai aliviada, dando uma alegria aos torcedores em uma temporada com mais decepções do que bons momentos.
"Sofremos muito nesta temporada. Não atingimos o nosso objetivo de vencer o Scudetto [ser campeão da Serie A]. No próximo ano teremos que vencer tudo", desejou Vlahovic após a vitória.
A Atalanta só foi campeã uma vez da Copa da Itália, em 1963, e terá que continuar esperando.
Mas a próxima grande oportunidade do time de Bérgamo para virar a página e levantar um troféu importante já será daqui a uma semana, em Dublin, na Irlanda, na final da Liga Europa contra o Bayer Leverkusen, campeão alemão e invicto na temporada.
Essa será a grande motivação para a 'Dea', junto com a missão de manter pelo menos o quinto lugar na Serie A para se classificar para a próxima Liga dos Campeões. Neste momento, a equipe tem três pontos de vantagem sobre a Roma.
- Allegri perde a cabeça -
A partida começou em ritmo acelerado e já aos 4 minutos a Juventus saiu na frente: lançado com perfeição por Andrea Cambiaso, Vlahovic aproveitou um erro de marcação para superar Marco Carnesecchi.
Federico Gatti quase ampliou para a Juve, com uma cabeçada aos 9, e depois Cambiaso viu seu chute acertar o travessão (32').
Pouco depois, aos 36 minutos, Charles De Ketelaere teve a primeira boa chance para a Atalanta, mas mandou muito alto. A equipe de Bérgamo não pôde contar com seu artilheiro Gianluca Scamacca, suspenso.
Vlahovic continuava sendo um pesadelo para os defensores da 'Dea' e aos 73 minutos voltou a balançar a rede, de cabeça, mas o VAR anulou o gol.
O final da partida foi tenso e o goleiro Mattia Perin salvou seu time nos acréscimos com uma grande intervenção num chute do brasileiro Éderson.
O nervosismo afetou o técnico da Juventus, Massimiliano Allegri, que acabou sendo expulso por sua atitude e protestos furiosos. Fora de si, Allegri gesticulou ao receber o cartão vermelho, tirou o terno e a gravata e andou de um lado para o outro, descontrolado, antes de entrar no vestiário.
"Minha irritação? É algo normal em uma final, em uma partida com tanta coisa em jogo. Quando você ganha um troféu a emoção é verdadeiramente única, foi uma grande final em um estádio maravilhoso, com dois grandes times", disse ele, mais calmo, na coletiva de imprensa.
Apesar de ter conseguido este título da 'Coppa', a imprensa italiana aponta a possibilidade de ele ser demitido do cargo no final da temporada e substituído pelo ítalo-brasileiro Thiago Motta, que levou o Bologna à Liga dos Campeões.
--- Os dez últimos campeões da Copa da Itália:
2024: Juventus
2023: Inter de Milão
2022: Inter de Milão
2021: Juventus
2020: Napoli
2019: Lazio
2018: Juventus
2017: Juventus
2016: Juventus
2015: Juventus
--- Clubes mais vezes campeões (entre parênteses, o ano do último título):
1. Juventus 15 (2024)
2. Roma 9 (2008)
. Inter de Milão 9 (2023)
4. Lazio 7 (2019)
5. Fiorentina 6 (2001)
. Napoli 6 (2020)
* AFP