O italiano Jannik Sinner sofreu mas conseguiu vencer o dinamarquês Holger Rune, sétimo do mundo, nesta sexta-feira (12) pelas quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo, com parciais de 6/4, 6/7 (6) e 6/3 em 2h40min e vai enfrentar o grego Stefanos Tsitsipas, 12º do ranking, nas semifinais.
No ano passado, Rune venceu Sinner nas semifinais. Desta vez, o número dois da classificação da ATP confirmou que é o tenista em melhor fase desde o início de 2024 ao obter a 25ª vitória em 26 partidas.
Mas Rune quase conseguiu parar a máquina Sinner. Até então um carrasco frio de seus oponentes com golpes espetaculares de direita e backhand concluindo sequências bem construídas, Sinner parecia surpreendentemente sem munição contra Rune.
O italiano venceu com tranquilidade o primeiro set ao conseguir o break para abrir 3-2. Em duas ocasiões no segundo set, ele fez 40-0 no saque de Rune. Mas em duas vezes, por falta de iniciativa, ele deixou Rune somar cinco pontos seguidos para confirmar seu serviço.
E quando estava empatado em 5-5, Rune assumir seu lado bad boy, como se quisesse extrair superpoderes dele. Tendo sido avisado por ficar sem tempo antes de servir, ele foi levemente vaiado pelo público. O dinamarquês pareceu então aproveitar a chance e ostensivamente acenou com a mão para que os espectadores se calassem, o que só aumentou as vaias... e os seus gestos desafiadores.
A tal ponto que o árbitro lhe deu nova advertência pelo seu mau comportamento. Fingindo não entender, Rune se sentou em sua cadeira e pediu a intervenção do supervisor. Totalmente animado após alguns minutos de discussão, ele retomou o jogo e avançou para o tie-break.
Neste game decisivo, Sinner obteve dois match points com 6/4 mas Rune mostrou muita coragem para neutralizá-los de forma brilhante e marcar quatro pontos seguidos, obrigando Sinner a jogar um terceiro set.
Com o placar em 3-3, a torcida pró-italiana sentiu que seu jogador talvez precisasse de um pouco mais de apoio e começou a gritar "Jannik!" e a aplaudir ruidosamente cada um de seus pontos. O atual campeão do Aberto da Austrália emendou então três games e encerrou a partida e comemorou muito.
Tsitsipas avança sem dificuldades
Mais cedo, Stefanos Tsitsipas, duas vezes vencedor do Masters 1000 de Monte Carlo (2021 e 2022), se classificou para as semifinais desta edição, ao vencer o russo Karen Khachanov,17º do ranking, por 2 sets a zero, parciais de 6/4 e 6/2.
Nesta sexta-feira, nas quartas de final, tanto Tsitsipas quanto Khachanov sofreram no início com seus saques, com três quebras nos três primeiros games. O grego de 25 anos, que perdeu nas quartas de final no ano passado, foi o primeiro a confirmar seu serviço e saiu na frente abrindo 3 a 1.
Com 5 a 4 a favor de Tsitsipas, Khachanov, com dores na coxa esquerda, chamou o fisioterapeuta. Depois, ele conseguiu continuar a partida sem demonstrar sinais de desconforto. Porém, o russo não levou muitas dificuldades para o adversário, que o derrotou pela oitava vez em nove duelos entre os dois tenistas.