O fisiculturismo é uma prática que visa aumentar os músculos corporais, tanto para fins competitivos quanto para estéticos, a partir de treinamento intenso e dieta para hipertrofia. Essa modalidade esportiva avalia a definição, força, simetria e proporção dos músculos de cada praticante. Um atleta leva anos de dedicação para entrar nesse mundo e construir o físico necessário para competir.
Mr. Olympia, o principal campeonato mundial de fisiculturismo, é considerado a maior conquista da modalidade. Apesar de ter sido criado em 1965, foi só em 1980 que a categoria Ms. Olympia surgiu para representar as mulheres na competição. Iris Kyle, a maior vencedora da história do campeonato com dez conquistas, é considerada uma das maiores atleta da prática. Kyle deixou um marco na modalidade e inspirou tantas outras mulheres a competirem também.
Veja a lista das 10 maiores da história
Iris Kyle
- Nacionalidade: americana
A atleta que mais subiu ao pódio na principal competição de fisiculturismo do mundo. O primeiro título venho em 2004, desde então foi campeã do Ms Olympia por dez vezes. Iris Kyle sempre viveu os esportes, participou de diversas modalidades até se encontratar no basquete. Chegou a fazer parte do All American Team, um selecionado das melhores atletas do país. A atleta anunciou a aposentadoria em 2013.
Andrea Shaw
- Nacionalidade: americana
Maior fisiculturista do esporte na atualidade, Andrea Shaw possui quatro títulos do Rising Phoenix World Championships, o campeonato mundial de fisiculturismo feminino. Atual campeã e detentora do título Ms., a atleta começou a treinar com foco em competições aos 18 anos, mas o primeiro contato com o esporte ocorreu aos 13, quando conheceu Lenda Murray, uma das maiores fisiculturistas da história.
Lenda Murray
- Nacionalidade: americana
Lenda Murray ganhou oito títulos gerais do Ms. Olympia, conquistando os títulos de 1990 a 1995 e também em 2002 e 2003, obteve também duas vitórias profissionais em sua categoria de peso. Nascida em Detroit, nos Estados Unidos, Lenda Murray é a segunda maior fisiculturista da história do torneio, atrás apenas de Iris Kyle.
Yaxeni Oriquen
- Nacionalidade: Venezuelana
Yaxeni Oriquen foi a primeira e única campeã venezuelana da história do Ms. Olympia. A carreira de Yaxeni teve início muito jovem, quando entrou para a modelagem. Em 1989 decidiu se dedicar ao fisiculturismo por se considerar muito magra e desejar um corpo mais definido. Além do título do Ms. Olympia, a atleta possui cinco títulos do Miss International.
Rachel McLish
- Nacionalidade: americana
Foi abrindo sua própria academia e inspirada por Lisa Lyon, uma das atletas pioneiras do esporte, que Rachel iniciou no fisiculturismo. Natural de Harlinge, Texas, Rachel tem um significado histórico no fisiculturismo feminino. A atleta americana venceu o primeiro Ms. Olympia da história. A atleta norte-americana competiu por somente quatro anos, mas nunca ficou abaixo do terceiro lugar em nenhuma das competições que participou.
Cory Everson
- Nacionalidade: americana
Cory Everson é considerada um ícone do fisiculturismo. Começou a sua jornada em 1980 e rapidamente se destacou nas principais competições da época. Ganhou o Ms. Olympia seis vezes consecutivas, de 1984 a 1989. Além de suas conquistas no esporte, Everson também teve sucesso em filmes como "Double Impact" e "Natural Born Killers".
Kim Chizevsky-Nicholls
- Nacionalidade: americana
Figura lendária dos anos 90, a atleta estadunidense dominou o cenário do fisiculturismo profissional na época. Kim ganhou o Ms. Olympia quatro vezes consecutivas, de 1996 a 1999, desbancando a sequência invicta de seis anos de Lenda Murray.
Juliana Malacarne
- Nacionalidade: brasileira
A maior fisiculturista brasileira da história, Juliana Malacarne tornou-se uma das principais competidoras da sua categoria.
Começou a carreira nos anos 2000, mas só em 2010, ao entrar na categoria Phsyque Olympia que se consolidou. Natural de Americana, interior de São Paulo, ela fez história ao se tornar a primeira mulher a conquistar o título de "Ms. Olympia" na categoria Olympia, feito que solidificou seu lugar entre as lendas do esporte. Ao todo são quatro títulos consecutivos no Ms. Olympia, além de ter conquistado 9 dos 10 PRO Shows que competiu.
A atleta anunciou uma pausa na carreira em 2018, um ano após o seu último título, por conta da falta de suporte financeiro e motivação para competir.
Francielle Mattos
- Nacionalidade: brasileira
O maior nome da categoria Wellness no mundo, Francielle Mattos venceu as três edições do Olympia em que a categoria este presente e o Arnold Classic Ohio 2024. Natural de Toledo, Parana, Francielle buscou a musculação como parte do tratamento de depressão pós-parto. Em 2017, recebeu o primeiro convite para competir pelo fisiculturismo e desde então construiu uma hegemonia no esporte, vencendo várias competições nacionais e internacionais e recebendo o apelido de "ferrari humana" por conta do seu corpo.
Shanique Grant
- Nacionalidade: americana
Shanique Grant é um dos grandes nomes do fisiculurismo feminino da atualidade. Campeã na categoria Physique Olympia em 2018 e 2019, Grant fez história ao tornar-se a campeã mais jovem da história do evento. A carreira no fisiculturismo iniciou após superar graves problemas de saúde e encontrar no fitness e no levantamento de peso um novo caminho pra viver.