O holandês Max Verstappen (Red Bull), atual tricampeão da Fórmula 1, conquistou nesta sexta-feira (1º) no Bahrein a primeira pole position da nova temporada, à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari).
A segunda fila do grid de largada da corrida, que será disputada no sábado, será ocupada pelo britânico George Russell (Mercedes) e pelo espanhol Carlos Sainz Jr (Ferrari).
"Para ser honesto, [esta pole position] é um pouco inesperada", reconheceu Verstappen, que só tinha sido sexto na quinta-feira no dia dos treinos livres.
"Precisávamos aperfeiçoar certas coisas no carro para ter o equilíbrio perfeito", notou nesta sexta-feira, na véspera da primeira corrida da temporada de 2024, que ele prevê que será "acirrada".
Em qualquer caso, o RB20 da Red Bull, com um conceito aerodinâmico inovador, se apresenta mais uma vez como um grande favorito para esta temporada composta pelo número recorde de 24 Grandes Prêmios.
Ao colocar seus dois pilotos nas duas primeiras linhas do grid, a Ferrari confirma o bom momento que já mostrou na semana passada nos testes de pré-temporada, também realizados no circuito de Sakhir, no Bahrein.
Leclerc diz estar "convencido" de que a sua escuderia deu "um passo adiante", embora considere que a vitória não será fácil.
"Acreditamos realmente que a Red Bull ainda tem muita vantagem na corrida", avaliou o piloto monegasco.
O outro carro da Red Bull, o do mexicano Sergio Pérez, largará na quinta colocação.
A corrida do Grande Prêmio do Bahrein terá início às 18h00 locais (12h00 de Brasília), já à noite no pequeno país do Golfo.
Nos dois primeiros Grandes Prêmios da temporada, no Bahrein e na próxima semana na Arábia Saudita, a tradicional corrida de domingo será antecipada para sábado. É uma programação inusitada na Fórmula 1 que visa se adaptar ao Ramadã, mês de jejum muçulmano, que começa na região no dia 10 de março.
O veterano espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) largará em sexto, à frente das duas McLarens, a do britânico Lando Norris e a do australiano Oscar Piastri.
O heptacampeão mundial inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que dominou os treinos livres de quinta-feira, e o alemão Nico Hulkenberg (Haas) completam o 'Top 10'.
- E-mail anônimo gera novo debate -
Para além dos resultados da sessão, o 'caso Horner' continuou a gerar conversas no 'paddock'.
Aparentemente salvo depois de uma investigação interna o inocentar na quarta-feira das acusações de "comportamento impróprio" em relação a uma funcionária, o 'Team Principal' da Red Bull, Christian Horner, teve que se defender novamente nesta quinta-feira. O motivo foi a ampla divulgação de um e-mail anônimo sobre este caso, dirigido a jornalistas que acompanham a F1, responsáveis pelo automobilismo e equipes rivais.
O conteúdo desse e-mail, especialmente as mensagens do WhatsApp que Horner (50 anos) supostamente escreveu, não pôde ser verificado de forma independente, mas Horner, que sempre negou os fatos, se recusou a comentar sobre "especulações anônimas".
"Respeitei a integridade da investigação independente e colaborei plenamente nela em todas as etapas. Esta é uma investigação completa e justa, realizada por um advogado especializado independente, cuja conclusão é rejeitar a denúncia apresentada", disse Horner, casado com a ex-integrante do grupo musical Spice Girls Geri Halliwell.
Questionada pela AFP, a equipe Red Bull respondeu que se trata de "um caso privado entre Horner e outra pessoa, por isso seria inapropriado comentá-lo".
--- Grid de largada do GP do Bahrein:
1ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
2ª fila:
George Russell (GBR/Mercedes)
Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
3ª fila:
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
4ª fila:
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
5ª fila:
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
6ª fila:
Yuki Tsunoda (JPN/Racing Bulls-Red Bull)
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
7ª fila:
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
Daniel Ricciardo (AUS/Racing Bulls-Red Bull)
8ª fila:
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Valtteri Bottas (FIN/Sauber-Ferrari)
9ª fila:
Zhou Guanyu (CHN/Sauber-Ferrari)
Logan Sargeant (EUA/Williams-Mercedes)
10ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
* AFP