O termo duplo-duplo vem sendo cada vez mais frequente na NBA. Conseguir mais de dois dígitos em duas estatísticas diferentes é para poucos, e o ala-pivô Domantas Sabonis entrou para a história da Liga por fazer isso 54 vezes consecutivas, um recorde na NBA moderna — desde a fusão com a ABA (Associação Americana de Basquete), em 1976.
O lituano-americano — nascido em Portland, nos Estados Unidos, mas que tem família da Lituânia — conseguiu esse feito na segunda-feira (25), no triunfo do Sacramento Kings por 108 a 96 contra o Philadelphia 76ers. No fim das contas, nessa partida, Sabonis ainda fechou com um triplo-duplo de 11 pontos, 13 rebotes e 10 assistências.
— É uma honra estar no livro de recordes da NBA, a melhor liga do mundo. Sentimento incrível, mas, ao mesmo tempo, estou feliz que isso acabou. Nas últimas semanas, todos falaram sobre o assunto, e eu só tentei fazer meu jogo e ajudar o time a vencer — disse Sabonis, que soma 67 duplos-duplos na temporada.
O ala-pivô vive a melhor temporada da sua carreira. Muitas pessoas acreditam que ele merecia estar no All-Star Game da NBA, além de entrar na briga pelo prêmio de MVP.
— Domantas está em um ano fenomenal. Parabéns a ele. Obviamente, deveria ter sido um All-Star. Deveria estar nas discussões sobre o prêmio de MVP — afirmou Mike Brown, técnico dos Kings.
Sabonis lidera a franquia de Sacramento ao lado do armador De'Aaron Fox. No entanto, o ala-pivô vem sendo um dos mais dominantes no garrafão durante a temporada, seja no ataque ou na defesa. O lituano-americano tem médias de 19,7 pontos, 13,7 rebotes e 8,3 assistências. Esses números quase representam uma média de triplos-duplos. Nesse quesito, Sabonis também faz história, com 25 conquistados até o momento. Só Nikola Jokic, Russell Westbrook, Wilt Chamberlain e Oscar Robertson tinham alcançado o número em uma temporada.