O Sada Cruzeiro decide nesta sexta-feira (16) o título do Campeonato Sul-Americano masculino de Clubes. Nove vezes campeão do torneio, sendo as últimas sete consecutivas, o time mineiro enfrentará às 18h30, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), o Ciudad Vóley, da Argentina. As duas equipes garantiram vaga na próxima edição do Campeonato Mundial.
Nas semifinais disputadas na noite de quinta, o Cruzeiro eliminou o time da casa, o Apan Blumenau por 3 a 0, parciais de 25/18, 25/19 e 25/15.
Agressivo no saque, no ataque, e com um bom trabalho no sistema defensivo, o elenco estrelado impôs um ritmo pesado em quadra e não deu muitas chances aos donos da casa, onde está sendo realizado o Sul-Americano masculino de vôlei. O ponteiro Vaccari, com 15 acertos, foi o maior pontuador da partida, seguido pelo oposto Wallace de Souza, com 13. O cubano Miguel López, em dia inspirado no saque e com 90% de aproveitamento no ataque, anotou 10 vezes.
— Essa vitória para nós significa muito, pois representa a nossa sequência no campeonato, para lutarmos pelo título. A gente manteve o foco do começo até o final do jogo e todos estão de parabéns pelo que fizemos. Hoje sacamos bem, bloqueamos bem e mostramos muita intensidade. Temos que manter o ritmo e tentar melhorar ainda mais. É manter o foco e nos preparar para a decisão de amanhã, que será bem difícil—comentou López.
Já o Ciudad Vóley fez uma grande partida contra o Vôlei São José e venceu por 3 a 1, parciais de 40/38, 19/25, 25/22 e 26/24. O atual campeão argentino contou com atuações inspiradas de Jonás Ponzio e Facundo Conte, ambos com 25 pontos.
Experiente, Conte pontuou 18 vezes no ataque, três no bloqueio e quatro no saque, enquanto Ponzio marcou todos os seus pontos no ataque. Na equipe brasileira, o oposto Felipe Roque marcou 28.
Ainda na quinta, o Policial Vóley Formosa venceu o clássico argentino contra o Monteros Vóley por 3 a 0 (25/22, 25/20 e 25/16) e garantiu o quinto lugar, enquanto os peruanos do Vamos Peerleess derrotaram o CDV Centenario, do Uruguai, por 3 a 0 (25/21, 25/17 e 25/20), e ficou com o sétimo lugar.