Marcus D'Almeida foi eleito neste domingo (4), pela World Archerty (Federação Internacional de Tiro com Arco), como o melhor arqueiro do mundo em 2023, no mesmo dia que conquistou o vice-campeonato do Finals do Circuito Mundial Indoor, em Las Vegas. Ele já havia sido eleito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como vencedor do Prêmio Brasil Olímpico de 2023.
—Foi um prêmio importante, vai trazer muita visibilidade para a modalidade. O Brasil é o País do futebol, mas também é o de muitas modalidades. O País precisa diversificar os investimentos. Essa é a primeira vez que conquistamos esse prêmio e é muito fruto do investimento. O Brasil é gigantesco, esse título não é só meu. Tem muitas pessoas se matando pelo esporte. Tudo isso está sendo muito especial para mim— afirmou o carioca.
O brasileiro tem 26 anos e é líder do ranking mundial. No ano passado, ele conquistou a medalha de ouro da etapa do México da Copa do Mundo e foi bronze no Mundial de Berlim. Além disso, conquistou duas medalhas para o Brasil nos jogos Pan-Americanos.
Neste domingo, Marcus D'Almeida perdeu a decisão do Circuito Mundial Indoor, prova não-olímpica, para o americano Brady Ellison, dono de três medalhas olímpicas, após ter superado nas fases anteriores: Nicholas DAmour, das Ilhas Virgens, o britânico Tom Hall, além do holandês Steve Wijler.
Marcus D'Almeida é um dos principais nomes do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris-2024. Ele vai em busca da inédita medalha olímpica. Na carreira, conquistou quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, tem seis em Campeonatos Pan-Americanos, três em Campeonatos Sul-Americanos, duas em Mundiais e duas em Copas do Mundo.