O Brasil esteve na piscina do Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, no Catar, na madrugada deste sábado (17) com Ana Carolina Vieira. Nos 50 metros peito feminino, a brasileira terminou no 24º lugar nas eliminatórias. Com isso, ela não conseguiu classificação para a semifinal. Já Guilherme Costa estava inscrito nos 1.500m livres masculino, mas acabou desistindo por uma opção de sua comissão técnica.
Ana Vieira sentiu o gostinho de classificação, mas acabou a deixando escapar por detalhes.Ea terminou a prova em 31seg81, 56 centésimos atrás da portuguesa Ana Pinho Rodrigues, que levou a última vaga com 31seg25.
A brasileira entrou na piscina na terceira bateria e terminou a prova na sétima colocação, 24ª no total. Ela foi a última nadadora do país a mergulhar neste sábado, já que Guilherme Costa acabou desistindo de competir os 1500m livres.
—A comissão técnica da CBDA optou por retirar o atleta Guilherme Costa da disputa dos 1500m livre, no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Doha. A prova será realizada neste sábado. Com a não classificação para final do 4x200m livre, seu treinador optou por retornar imediatamente aos treinos na continuidade da preparação para os Jogos Olímpicos— disse a CBDA através de nota oficial.
Guilherme Costa era a grande esperança de medalhas para o Brasil em Doha, mas teve como melhor participação um quarto lugar nos 400 metros livre e um sexto nos 200 metros livre. Nos 800 m livre e no revezamento 4.x 200 m, não conseguiu chegar nas fases finais.
A participação brasileira no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos será encerrada com Gabrielle Roncatto, que vai disputar a classificatória dos 400 m medley feminino na madrugada deste domingo.