O Egito, atual vice-campeão, se despediu neste domingo (28) da Copa Africana de Nações nas oitavas de final ao perder para a República Democrática do Congo nos pênaltis por 8 a 7 (após um empate em 1 a 1 nos 120 minutos), em San Pedro, na Costa do Marfim, horas depois de a Guiné ter eliminado a Guiné Equatorial.
O goleiro do time francês Rodez, Lionel Mpasi, converteu a última cobrança após o outro arqueiro, Mohamed Abou Gabal 'Gabaski', mandar a sua para fora. Antes de Gabaski, Mostafa Mohamed, o artilheiro do Egito no torneio, com 4 gols, um por partida, também chutou para fora. Do lado congolês, Arthur Masuaku isolou sua cobrança.
No tempo regulamentar a partida havia terminado empatada com gols no primeiro tempo de Meschack Elia aos 37 minutos para a República Democrática do Congo e de Mostafa Mohamed, de pênalti, aos 46 do primeiro tempo, para os 'Faraós'.
Este final cheio de suspense encerrou um jogo sem brilho, entre duas seleções que haviam se classificado para as oitavas com três empates.
A República Democrática do Congo chega às quartas de final ainda sem ter vencido nos 90 ou 120 minutos, mas pode se orgulhar de ter eliminado o Egito, o maior campeão da história da Copa Africana de Nações, com sete títulos.
A RDC vai enfrentar agora a Guiné, que se classificou ao derrotar a Guiné Equatorial por 1 a 0, com um gol marcado nos instantes finais dos acréscimos.
Jogos das oitavas de final da Copa Africana de Nações:
Sábado, 27 de janeiro:
Angola 3 x 0 Namíbia
Nigéria 2 x 0 Camarões
Domingo, 28 de janeiro:
Guiné Equatorial 0 x 1Guiné
Egito 1 x 1 RD Congo - RD Congo se classificou nos pênaltis (8 x 7)
Segunda-feira, 29 de janeiro:
(14h00) Cabo Verde - Mauritânia
(17h00) Senegal - Costa do Marfim
Terça-feira, 30 de janeiro:
(14h00) Mali - Burkina Faso
(17h00) Marrocos - África do Sul
* AFP