Grande parte da receita dos clubes de futebol no Brasil vem dos contratos de patrocínio com empresas privadas. O Corinthians anunciou, no último domingo (7), o acordo com a casa de apostas VaideBet. O contrato será de três anos no valor total de R$ 370 milhões, sendo R$ 10 milhões por mês e mais R$ 10 milhões de luvas. O valor é, até então, o maior registrado no futebol brasileiro.
A vice-liderança do ranking é ocupada pelo Flamengo que tem um acordo com a Pixbet, válido por duas temporadas e que renderá R$ 85 milhões anuais ao clube. No top 3, o Palmeiras aparece na terceira posição com o investimento de R$ 81 milhões da Crefisa/FAM. O valor, no entanto, corresponde por todas as propriedades do uniforme do alviverde paulista.
O São Paulo é o quarto com o dinheiro ganho da Superbet, que paga R$ 52 milhões para a equipe paulista. Grêmio e Inter dividem a quinta posição, conforme levantamento do portal Lance. O Tricolor e o Colorado recebem, cada um, R$ 30 milhões do Banrisul. Logo depois, aparece mais uma bet. A Parimatch paga R$ 27,5 milhões para o Botafogo, em acordo feito com a equipe de John Textor.
Os três últimos times que aparecem no top 10 são Cruzeiro, Santos e Vasco. Os mineiros são patrocinados pela Betfair, que paga R$ 25 milhões. O clube paulista recebe R$22,5 milhões da Blaze, também casa de apostas. A equipe carioca tem o patrocínio da PixBet — R$ 22 milhões.
Nem todos os números são cravados, pois clubes e empresas não divulgam publicamente as cifras dos contratos. Ou seja, tratam-se de estimativas.
O ranking de maiores patrocínios
- Corinthians - R$ 120 milhões
- Flamengo - R$ 85 milhões
- Palmeiras - R$ 81 milhões
- São Paulo - R$ 52 milhões
- Grêmio e Inter - R$ 30 milhões
- Botafogo - R$ R$ 27,5 milhões
- Cruzeiro - R$ 25 milhões
- Santos - R$ 22,5 milhões
- Vasco - R$ 22 milhões