Foi mais difícil do que se imaginava, mas o San Francisco 49ers garantiu vaga na final da Conferência Nacional (NFC). Jogando no Levi's Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, os Niners venceram o Green Bay Packers por 24 a 21.
A vitória foi definida nos minutos finais. Christian McCaffrey acabou sendo decisivo com dois touchdowns correndo com a bola. Na defesa, o linebacker Dre Greenlaw foi fundamental para o resultado com duas interceptações.
O quarterback dos Packers, Jordan Love, sentiu a pressão em momentos importantes e não conseguiu concretizar a zebra. Com isso, os 49ers vão disputar a final da NFC contra o vencedor de Detroit Lions e Tampa Bay Buccaneers, que se enfrentam neste domingo (21).
Primeira parte equilibrada
A primeira campanha do jogo foi dos Packers e durou quase oito minutos. Contudo, a equipe só conseguiu um field goal como resultado por conta do trabalho defensivo dos 49ers. O kicker Anders Carlson converteu o chute de 29 jardas para colocar os primeiros três pontos no placar.
Na primeira aparição de Brock Purdy no ataque, ele correu perigos. Primeiro, com uma quase interceptação que não aconteceu porque o defensor deixou a bola escapar. Depois, o quarterback dos Niners foi para o chão com um sack que fez a equipe da casa devolver a posse de bola.
Green Bay mais uma vez conseguiu dominar o relógio em mais uma campanha. Love conseguiu boas conexões em passes e os running backs ganharam jardas importantes para os Packers chegarem na red zone ao fim do primeiro quarto.
Porém, a defesa de San Francisco apareceu em um momento determinante. Em uma quarta descida para uma jarda, Love tentou conquistar o first down, mas foi parado pelo muro formado pelos defensores. Com isso, a bola voltou para os 49ers.
O bom trabalho da defesa afetou o ânimo do ataque, que conseguiu encontrar um ritmo. Boas corridas de Christian McCaffrey abriram espaço para Purdy ousar nos passes. Ele arriscou e conseguiu uma conexão de 32 jardas com o tight end George Kittle, que conseguiu fazer a recepção e anotou o touchdown.
Buscando uma resposta, Green Bay fez mais uma boa campanha, mas novamente não conseguiu converter em touchdown. Restou ao kicker chutar um field goal de 29 jardas para diminuir a diferença para um ponto. E ela se manteve assim antes do intervalo. Os Niners conseguiram posicionar o kicker Jake Moody na linha de 48 jardas, mas seu chute foi desviado e a bola não entrou.
Um segundo tempo de alto nível
Na volta do intervalo, San Francisco não podia mais contar com Deebo Samuel, que sentiu lesão no ombro. Sem ele, o ataque dos Niners não conseguiu produzir nada na primeira campanha da segunda etapa.
Por outro lado, os Packers conseguiram marcar o primeiro touchdown na partida. O ataque se prejudicou por conta de um fumble sofrido por Aaron Jones, no qual ele recuperou a bola, mas em uma posição ruim. No entanto, em um passe longo de Love, o defensor fez falta e deixou Green Bay em boa situação. A partir disso, o quarterback achou Bo Melton livre para fazer o touchdown de 19 jardas.
O ataque dos 49ers parecia apático e corria risco de ficar mais uma vez sem pontos. Contudo, Kittle apareceu em uma terceira descida e ganhou muitas jardas. Na sequência, McCaffrey fez uma jogada excepcional, na qual ele correu 39 jardas e fez o touchdown que colocou San Francisco a frente novamente.
O jogo ficou intenso. No retorno do kickoff, Keisean Nixon conseguiu muitas jardas, mas acabou sofrendo um fumble. Para a sorte dele, Eric Wilson conseguiu recuperar a bola, deixando os Packers em ótima posição já no campo de ataque. E deu resultado, uma vez que o tight end Tucker Kraft marcou o touchdown que recolocou Green Bay na liderança. A vantagem que seria de seis com o extra point, tornou-se de sete por conta da conversão de dois pontos que foi bem executada.
Em mais uma situação em que o ataque da equipe mandante estava apático, a defesa conseguiu dar um ânimo. Love tentou passe para Kraft, mas a bola foi alta e caiu nas mãos do linebacker Dre Greenlaw. Com a interceptação, os 49ers começaram a campanha no meio do campo.
No entanto, Purdy não conseguiu bons avanços e sobrou para Moody chutar um field goal de 52 jardas. Dessa vez, o kicker de San Francisco acertou sem maiores problemas. A defesa seguia fazendo bem o trabalho, mas Purdy não conseguiu conectar passes para seus recebedores.
McCaffrey e Greenlaw brilham no final
Chegando na parte final da partida, Aaron Jones conseguiu uma excelente corrida de 37 jardas para colocar os Packers no campo de ataque. Green Bay não conseguiu o touchdown, mas teve a chance de deixar a vantagem em sete pontos. Contudo, o kicker errou o field goal de 41 jardas, deixando os Niners com vida.
Nos minutos finais, os 49ers dominaram a posse de bola. Purdy comandou uma campanha sólida e sem erros. No fim dela, McCaffrey conseguiu correr mais uma vez para o touchdown, colocando San Francisco na frente e restando pouco mais de um minuto para o final da partida.
Com pouco tempo no relógio, pressão da torcida e forte chuva, Love tentou uma campanha limpa para posicionar seu kicker. Todavia, Greenlaw, que já tinha uma interceptação no jogo, conseguiu outra. Para decidir o duelo e colocar os 49ers na final da NFC.