A Copa São Paulo 2024 já começou e com ela diversos novos atletas são apresentados para o mercado da bola. Para conhecer um pouco da nova geração que está chegando no futebol foi feito um levantamento das principais características e curiosidades, com base nos dados fornecidos pelos clubes na inscrição dos jogadores. Dentre os destaques está a média de idade dos atletas: 18 anos, numa competição considerada sub-20.
São 3.745 jogadores inscritos nos 128 clubes. A Copinha é restrita para atletas juniores, por isso tem uma faixa etária que vai dos 15 aos 21 anos. Considerando que os demais já podem ter participado, ao menos 54 jogadores, com 15 anos, estão estreando na competição esse ano. Eles estão espalhados em 33 clubes, com destaque para o Sfera FC, de Jarinu-SP, que é o único time que tem cinco atletas da idade mínima.
Média de idade menor para buscar resultados maiores
A grande quantidade de jogadores com idade entre 18 e 19 anos demonstra um foco maior na formação de base do que na busca pela vitória em si. Isso porque não há tantos atletas com a idade máxima, ou seja, com mais experiência. A média de idade é de 18 anos entre os 3,7 mil inscritos.
— Em grande parte dos times maiores há um movimento de levar jogador mais cedo para o profissional. Por parte dos times menores é uma questão mais comercial, para tentar negociá-los cedo e fazer dinheiro para ajudar o clube — explica Francesco Barletta, coordenador das categorias de base do Grêmio.
Esse mesmo padrão segue dentro da maioria dos clubes, visto que em nenhum a média das idades se aproxima dos 20 anos. Dos 128 times inscritos, 80 possuem média de idade de 18 anos, 44 tem média de 19 anos e quatro tem média de 17 anos.
— Um exemplo disso é o Nathan Fernandes que é 2005, tem 18 anos, e era para estar jogando a Copa São Paulo. Mas, ele já está sendo utilizado pelo profissional e abriu espaço para o Alysson, que é 2006, com 17 anos, e poderá ter mais tempo de jogo — revela Barletta, sobre o autor de um dos gols da goleada do Tricolor na estreia na competição.
Já na outra ponta, existem apenas três jogadores com 21 anos inscritos na competição: Dioguinho, Fast Clube-AM; Matheus, no Patriotas-PR e Lamarka, no Serra Branca-PB. E a principal curiosidade entre eles é que os três praticamente comemoram aniversário juntos no dia 1º de janeiro, Dioguinho e Matheus, e no dia 2 de janeiro, Lamarka.
Número de atletas por idade:
- 15 anos: 54 jogadores
- 16 anos: 214 jogadores
- 17 anos: 691 jogadores
- 18 anos: 1.049 jogadores
- 19 anos: 1.014 jogadores
- 20 anos: 719 jogadores
- 21 anos: 3 jogadores