A temporada 2023 do futebol no Brasil já acabou e os times começaram a pensar em reforços para o próximo ano. Jogadores em fim de contrato surgem como boas oportunidades, uma vez que não é necessário investimento para comprá-los. Uma boa proposta contratual pode ser suficiente para fechar com atletas importantes.
Grêmio e Inter estão atentos ao mercado da bola e devem ir atrás de jogadores de qualidade. GZH separou 10 nomes que têm contrato encerrando no dia 31 de dezembro de 2023 e podem reforçar a dupla Gre-Nal em 2024.
Everton Ribeiro - Flamengo
Um dos meias de maior qualidade do futebol brasileiro na última década ainda não foi procurado pelo Flamengo para renovação de contrato. Com isso, o jogador de 34 anos pode surgir como boa opção para a dupla. Vencedor por onde passou, ele chegaria para agregar com talento e experiência.
Bruno Méndez (Corinthians)
O zagueiro de 24 anos não seguirá no Corinthians na próxima temporada e pode surgir como boa opção para a dupla. Bruno Méndez já teve passagem pelo Inter em 2021 e deixou certa saudade na torcida colorada. O nome do uruguaio interessa ao clube, mas o limite de estrangeiros pode ser um impeditivo.
Rodrigo Caio (Flamengo)
O zagueiro já se despediu do clube carioca e está a procura de uma nova equipe em 2024. Rodrigo Caio ainda tem 30 anos, mas o histórico de lesões preocupa. Contudo, a qualidade dentro de campo chama a atenção e conseguindo encaixar boa sequência de jogos pode entregar bons resultados para quem decidir lhe dar uma chance.
Giuliano (Corinthians)
Com passagens vitoriosas por Inter e Grêmio, Giuliano não é mais o mesmo de antigamente. Entretanto, ele ainda é capaz de entregar bons desempenhos caso se mantenha saudável e, principalmente, experiência em momentos decisivos. O futuro ainda é incerto no Corinthians e seu destino pode ser outro clube.
Diego Costa (Botafogo)
O brasileiro naturalizado espanhol foi contratado pelo Botafogo para suprir a ausência de Tiquinho Soares durante a lesão. Ele conseguiu aparecer bem em determinados momentos e mostrou que ainda pode entregar bons desempenhos. Diego Costa tem 35 anos e uma bagagem vencedora no futebol europeu. Seu futuro ainda é incerto no clube carioca.
Hyoran (Atlético-MG)
O meio-campista de 30 anos sofreu com lesão em 2023 e o Galo decidiu não renovar seu contrato. Hyoran surge como uma boa opção no meio de campo e se destaca na cobrança de bolas paradas. Pode ser um jogador interessante para aumentar a qualidade do elenco em meio a diversas competições para a dupla.
William (Cruzeiro)
O lateral, que surgiu no Inter em 2015, destacou-se na sua primeira passagem pelo futebol brasileiro. Com isso, foi para o futebol alemão, onde viveu altos e baixos. Em 2023, William retornou ao Brasil para ajudar o Cruzeiro, e conseguiu se destacar. Ainda há incerteza sobre sua permanência no clube mineiro, mas ele será um jogador bastante cobiçado caso não permaneça em 2024.
Jailson (Palmeiras)
O volante chegou ao Palmeiras para compor elenco. Contudo, em diversas oportunidades precisou ser utilizado e não agradou a torcida. Após sofrer grave lesão e se recuperar, Jailson atuou pouco na reta final de 2023 e não deverá permanecer no clube paulista. Com passagem vencedora pelo Grêmio — sendo titular na conquista da Libertadores —, o volante de 28 anos ainda tem mercado no futebol brasileiro.
Gil (Corinthians)
O zagueiro de 36 anos ainda não foi procurado pelo Corinthians para renovação. Portanto, seu destino deve ser longe da equipe paulista. Gil é experiente e ainda pode auxiliar na elite do futebol brasileiro. Certamente não chegará como um titular absoluto, mas pode ser importante para compor elenco durante a temporada.
Camacho (Santos)
O meia de 33 anos não deve permanecer no Santos após o rebaixamento no Brasileirão. Seu contrato ainda não foi renovado e a equipe paulista vai precisar enxugar a folha salarial em 2024. Camacho é um volante versátil e que pode auxiliar o clube que decidir contratá-lo.