Uma das grandes parcerias no futebol envolvendo treinador e jogador foi entre Pep Guardiola e Lionel Messi. Ambos entraram na história do esporte por conta do Barcelona comandado pelo espanhol e que tinha o argentino como principal craque, entre 2008 e 2012. Por pouco, essa dupla não se uniu novamente em 2020.
Um novo livro sobre o técnico, chamado "God Save Pep", revela bastidores de um momento em que Messi se ofereceu ao treinador para deixar o Barcelona e voltar a trabalhar com ele na Inglaterra.
A obra foi escrita por Martí Perarnau, jornalista catalão que já escreveu outros dois livros sobre Guardiola. De acordo com a publicação, o episódio aconteceu em agosto de 2020, quando o argentino deixou o Barcelona.
Na ocasião, Messi entrou em contato com o técnico e se ofereceu para jogar no Manchester City, pois queria deixar o Barça. Houve uma reunião na casa de Guardiola na Catalunha, na qual o argentino relatou a Pep os problemas com a diretoria do clube catalão.
Confira o diálogo relatado no livro
- Guardiola: "Em Manchester treinamos muito duro..".
- Messi: "Eu vou treinar muito, não estou preocupado."
- Guardiola: "Continuo fazendo longas conversas táticas. Talvez isso te irrite..."
- Messi: "Eu aguento. Vou aguentar tudo que você fizer."
- Guardiola: "Leo, nós crescemos. Talvez a gente já não consiga se suportar um ao outro."
- Messi: "Pep, eu só quero acabar com isso."
No final da história, Messi se transferiu para o PSG, da França, onde reeditou dupla com Neymar por duas temporadas. Depois disso, o argentino se transferiu em 2023 para o Inter Miami, dos Estados Unidos. Guardiola segue no City, onde venceu a última edição da Champions League e segue fazendo história.