A temporada 2023/2024 da NBA completou um mês nesta quinta-feira (23) e já é possível observar franquias e jogadores se destacando. Até os playoffs, em abril, muitas coisas podem mudar. Porém, até o momento, Boston Celtics, no Leste, e Minnesota Timberwolves, no Oeste, apresentam mais consistência.
Grande parte das franquias já disputaram pelo menos 15 partidas. Com essa amostragem, alguns jogadores já mostraram o nível em que estão. Nomes como o atual MVP Joel Embiid, Giannis Antetokounmpo, Nikola Jokic e Luka Doncic seguem entre os melhores da liga.
Contudo, há jovens que estão se destacando e fazendo com que suas equipes briguem por vaga nos playoffs. Entre os novatos, Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, mostra inconsistência, com momentos de brilho em determinados jogos, enquanto fica apagado em outros.
Os cinco destaques da NBA até o momento
O forte quinteto do Boston Celtics
Considerado antes da temporada começar o quinteto inicial mais forte da NBA, os Celtics conseguiram se entrosar com facilidade e estão colhendo bons resultados. O pivô Kristaps Porzingis chegou e se encaixou ao restante do time.
Além deles, os já conhecidos Jayson Tatum e Jaylen Brown são os principais pontuadores da equipe. Jrue Holiday, que chegou por meio de uma troca, é o único que ainda destoa do restante, com irregularidade, mas sendo importante para a defesa.
Força no garrafão dos Wolves
O talento de Anthony Edwards no Minnesota Timberwolves chama atenção. Ele vem sendo decisivo em diversos jogos e peça fundamental para a franquia liderar o Oeste. Contudo, outro fator determinante é a força do garrafão dos Wolves.
Com Karl-Anthony Towns e Rudy Gobert como pivôs, os adversários sofrem para infiltrar e pegar rebotes. O francês tem a quarta melhor média de rebotes na NBA, com 11,8 por partida, e a quinta melhor em tocos, com 2,2.
O rei das assistências
Ninguém na liga dá mais assistências do que Tyrese Haliburton, do Indiana Pacers. O armador tem média de 12,3 por partida, além de ser um dos principais pontuadores da equipe.
Graças ao bom desempenho dele, a franquia está na briga por playoffs. Haliburton já totaliza 160 assistências em 13 jogos disputados.
Shai comanda OKC
O Oklahoma City Thunder é o segundo colocado no Oeste e vem praticando um jogo bem vistoso. O principal nome dessa equipe é Shai Gilgeous-Alexander, que tem a quarta melhor média de pontos da NBA, com 30,4 por partida.
Mesmo com apenas 25 anos, o armador é um dos mais experientes do elenco. O novato Chet Holmgren também vem sendo importante, com muitos rebotes conquistados e algumas partidas de múltiplos pontos.
Experiência fazendo a diferença
LeBron James, próximo de completar 39 anos, segue atuando em alto nível pelo Los Angeles Lakers. Recentemente, ele ultrapassou a marca de 39 mil pontos na NBA, e ainda vai em busca de mais.
Outro experiente jogador que está jogando bem é Kevin Durant, do Phoenix Suns. O ala tem a segunda melhor média de pontos da temporada, com 31.4 por partida.