Aos 22 anos, Iga Swiatek conquistou neste domingo o 16º título de sua carreira no WTA 1000 de Pequim. O Aberto da China foi o primeiro troféu nesta categoria para a polonesa no ano de 2023. Na decisão, na Diamond Court, a número 2 do mundo superou a russa Liudmila Samsonova (22ª) por 2 sets a 0, com duplo 6/2.
Este foi o quinto título de Swiatek na temporada, somando todas as competições. Ela também havia vencido em Roland Garros, Doha, Stuttgart e Varsóvia. A ex-líder do ranking perdeu apenas um set em todo o torneio.
As duas tenistas conseguiram confirmar seus dois primeiros serviços no início da partida e, mesmo com games equilibrados, Swiatek conseguiu prevalecer nos seguintes, fechando o 6 a 2. No segundo set, a polonesa conseguiu uma quebra no segundo serviço da russa e ficou mais próxima do troféu. Depois, com mais uma quebra no último game, a vitória foi confirmada com um novo 6/2.
Nas duplas, Sorribes Tormo e Bouzková levam o título
Nas duplas, a espanhola Sara Sorribes Tormo e a tcheca Marie Bouzkova conquistaram o título do WTA 1000 de Pequim, com vitória por 2 sets a 1 sobre a mexicana Giuliana Olmos e a taiwanesa Chan Hao-ching, com uma virada com parciais de 3/6, 6/0 e 10/4.
No sábado,as campeãs eliminaram a dupla brasileira composta por Luisa Stefani e Ingrid Martins. Este foi o segundo título da espanhola e da tcheca como parceria, o primeiro nesta temporada e o quarto em suas respectivas carreiras. Chan e Olmos chegaram à final sem perder nenhum set no torneio.