O sábado (21) marcará a entrega das primeiras medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. No total serão 26 finais de nove modalidades. O Brasil poderá estar presente em 23 delas. Vale lembrar que, além dos pódios, alguns esportes dão vagas diretas para os Jogos de Paris-2024. Hoje, saltos ornamentais, tiro esportivo e a estreante escalada esportiva carimbarão passaportes olímpicos, e os brasileiros brigarão por vaga nos dois últimos, já que nos saltos Ingrid Oliveira já está qualificada.
A grande atração do dia promete ser o skate, que após estrear no programa olímpico em Tóquio, fará em Santiago sua primeira aparição pan-americana. O Brasil terá seis representantes: Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Gabryel Aguilar e Lucas Rabelo, que disputam o Street neste sábado, e Augusto Akio e Raicca Ventura, que no domingo participarão da prova do Park.
Os skatistas competirão na Esplanada dos Esportes Urbanos, no Parque Estádio Nacional, e as provas não têm eliminatórias — as disputas acontecem com final direta. Durante a semana, os brasileiros treinaram no local.
— A pista é um pouco difícil de pegar velocidade, mas tirando isso está bem divertida. Tem obstáculos, em partes mais baixas, que eu acho que dá para jogar manobras novas. Eu acho que vamos conseguir encaixar muitas tricks da hora — disse Rayssa.
Medalhista de prata em Tóquio, bicampeã mundial e bicampeã dos X-Games, a Fadinha é o principal nome da prova. Sua principal rival será outra brasileira bicampeã do mundo, Pâmela Rosa. E ela acredita em dobradinha no pódio.
— Estou bem animada, até por ser uma competição que nunca disputei. E espero que dê uma dobradinha brasileira com a Pâmela — enfatizou Rayssa.
O formato do Street será de duas voltas de 45 segundos cada e cinco tentativas de manobra, com a nota final sendo composta pela melhor volta e pelas duas melhores manobras. Rayssa e Pâmela, segunda e terceira do ranking mundial, terão como rivais a colombiana Jazmin Álvarez (25ª), a argentina Aldana Berrán(34ª), a canadense Sam Secours (36ª), a peruana Vianez Morales (45ª), a uruguaia Julieta González (54ª) e a chilena Valentina Petric (57ª).
No masculino, Gabryel Aguilar é o 27º do ranking e Lucas Rabelo está em 46º lugar. Os dois são candidatos, mas não podem ser considerados favoritos absolutos, como Rayssa e Pâmela. Os demais participantes serão o argentino Matías Dell Ollo (14º), o canadense Ryan Decenzo (16º), o colombiano JC González (21º), o peruano Ángelo Caro (25º), o americano Jake Ilardi (32º), o porto-riquenho Manny Santiago (51º) e o chileno Ronald Ramírez (132º).
Confira a programação do skate neste sábado:
10h às 11h - Treino / aquecimento - Street feminino
11h às 12h - Final Street feminino
12h30 às 13h - Cerimônia de premiação
15h30min às 16h30min - Treino / aquecimento - Street masculino
16h30min às 17h30min - Final Street masculino
17h30min às 18h - Cerimônia de premiação