O brasileiro Caio Bonfim conquistou neste domingo (29) a medalha de prata na marcha atlética dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, superado pelo equatoriano David Hurtado, que ficou com o ouro com quatro segundos de vantagem.
Hurtado cruzou a linha de chegada em 1h19min20s, enquanto Caio fez o tempo de 1h19min24s. O terceiro colocado foi o mexicano Andrés Olivas (1h19min56s), que fechou o pódio e levou com a medalha de bronze.
A prova começou marcada pela polêmica após a vitória da peruana Kimberly García na marcha de 20 km feminina, cujos tempos foram anulados por um erro de medição no percurso, corrigido posteriormente para a corrida masculina.
Esta foi a terceira medalha de Caio Bonfim em Jogos Pan-Americanos, depois de levar o bronze em Toronto 2015 e a prata Lima 2019. Em mundiais, o brasileiro tem dois bronzes: em Londres 2017 e Budapeste 2023.
— Estou muito satisfeito com a prata. Fiz de tudo para levar o ouro. Treinei muito e me preparei com se fosse a primeira competição do ano, mas não era. Vamos fazer de tudo, a partir de agora, para ter boas provas rumo à Olimpíada de Paris, nosso grande objetivo — comemorou o marchador do CASO-DF.
Outro brasileiro na prova, Matheus Gabriel Correia foi o quinto colocado, 23 segundos atrás de Olivas, o dono do bronze.
* AFP