A zona norte de Porto Alegre vai pulsar neste sábado (2), às 16h, na abertura do quadrangular semifinal da Série C. A partir deste jogo, o São José não será apenas um time de futebol, mas também um símbolo de perseverança, trabalho árduo e dedicação incansável em busca de uma vaga na Série B do Brasileirão em 2024.
O adversário será o catarinense Brusque, de trajetória recente na segunda divisão nacional. Operário-PR e São Bernardo-SP são os outros rivais da chave.
Para o São José, estar entre as oito melhores equipes da Série C é, no mínimo, repetir a sua melhor campanha da história. Em 2019, o Zequinha chegou nas quartas de final da terceira divisão, mas perdeu o mata-mata do acesso para o Sampaio Corrêa. Desta vez, porém, com a mudança de regulamento, duas vagas na Série B estão em jogo através do quadrangular.
— Jogando na nossa casa, precisamos fazer valer o fator local, com a força da nossa torcida e da nossa característica de jogo. Temos trabalhado muito essas questões pontuais do jogo — afirmou o técnico Thiago Gomes.
O clima no Passo D’Areia é de consciência da grandiosidade do momento que estão prestes a enfrentar. Um acesso à Série B do Brasileirão seria um degrau que levaria o clube a um novo patamar de visibilidade e competitividade. Além de valores mais altos em direitos de transmissão e adversários qualificados, nos planos do clube está troca do gramado sintético do estádio, alvo de muitas reclamações nos últimos anos.
— Vamos trocar a borracha preta, que deixa feio. Usaremos borracha branca, como a do Palmeiras. E tentaremos fazer uma reforma para melhorar o gramado — afirmou o diretor-executivo, Nilton Batista.
Estar nesta fase da competição já foi uma demonstração da capacidade do elenco do São José de desafiar seus limites. Classificado na quinta posição, o time do técnico Thiago Gomes terminou a primeira etapa da Série C na frente de América-RN, CSA e Remo — times com orçamentos até quatro vezes maiores que o do time da zona norte da Capital.
Em razão disso, o clube teve de superar a perda do meio-campista Sillas, que chamou a atenção do Atlético-GO após marcar oito gols na competição. A reposição foi Guilherme Beléa, que estava no Brasil de Pelotas, além da imposição de Thayllon, que assumiu o protagonismo no setor de criação.
Ademais, a partida diante do Brusque irá marcar um fato inédito: o primeiro jogo no Passo D’Areia com arbitragem de vídeo. Diante disso, o clube destacou em suas redes sociais o trabalho da CBF na montagem da sala de controle que irá abrigar a equipe de árbitros no estádio.
Ingressos para São José x Brusque
- Ingressos: R$ 20 (idosos e estudantes pagam meia; crianças até 12 anos não pagam)
- Promoção: quem comprar ingresso na bilheteria na hora do jogo usando a camiseta do São José pagará R$ 10.
- Como comprar: ingressos online pelo OpenPass (pix ou cartão); Ingressos na bilheteria a partir das 15h (somente dinheiro)
- Como acompanhar: Rádio Esporte Show, Nosso Futebol e DAZN
Calendário
- São José x Brusque - sábado (4), 16h
- Operário x São José - 10/9
- São Bernardo x São José - 16/6
- São José x São Bernardo - 23/9
- São José x Operário - 1º10
- Brusque x São José - 8/10