Depois de atuar pela seleção brasileira nos jogos da Eliminatórias da Copa do Mundo, Neymar finalmente estreou nesta sexta-feira (15) pelo Al-Hilal na vitória por 6 a 1 sobre o Al-Riyadh, pelo Campeonato da Arábia Saudita.
Contratado em agosto, o craque brasileiro ainda não havia sido escalado pelo técnico português Jorge Jesus e no jogo desta sexta-feira iniciou a partida como reserva.
No segundo tempo da partida, ele entrou no lugar de Michael quando sua equipe já vencia o jogo por 2 a 0 e teve participação importante nos demais gols.
Em sua primeira jogada, o atacante deu bonito passe de primeira para originar o que seria o terceiro gol dos anfitriões. Não foi porque o sérvio Mitrovic desperdiçou a chance na cara do goleiro. Depois, apareceu com ainda mais genialidade ao encontrar uma linda assistência por elevação. Maicon dividiu com o goleiro e a bola sobrou para Nasser Al-Dawsari, sem goleiro, marcar.
No fim da partida, com muito campo para jogar, Neymar foi acionado em contra-ataque e, livre, deixou Malcom à vontade para fazer o quarto. Ele também participou do lance que deu origem ao quinto gol. O brasileiro dominou e a bola tocou na mão do marcador dentro da área.
Cobrador de pênaltis em todos os times em que passou, o brasileiro teve um raro gesto altruísta e deixou Salem Al-Dawsari bater, mostrando que, ao menos neste início, o ambiente no Al-Hilal é muito diferente da atmosfera beligerante que vivia no time francês.
Nos acréscimos, Neymar teve duas chances para estrear com gol. Não o fez porque em ambas parou no goleiro Campanã, que evitou o gol do camisa 10, mas deu rebote nos pés de Salem Al-Dawsari, o nome do jogo, completar para as redes. O Al-Riyadh fez seu gol de honra nos instantes finais, com Al-Zaqan. Nada que estragasse o brilho de Neymar em seu primeiro jogo pelo Al-Hilal, que pagará mais de R$ 1 bilhão em dois anos à sua estrela.
Mesmo no banco, Neymar chamou a atenção
Algo raríssimo em sua carreira, Neymar começou o jogo no banco de reservas. As câmeras da transmissão flagraram o astro brasileiro sentado no banco de reservas aparentando certo desconforto. No intervalo, um bandeirão estendido pela torcida homenageou o jogador com a frase "o maior artilheiro do Brasil em todos os tempos".
Havia a expectativa de que Neymar estreasse na rodada anterior, no clássico com o atual campeão Al-Ittihad, time de Benzema, Kanté e Fabinho, mas o jogador não foi relacionado pelo técnico Jorge Jesus por estar sem ritmo de jogo.
O técnico português, aliás, chegou a dizer que Neymar estava machucado quando foi contratado e afirmou não entender a razão de o atacante ter sido convocado por Fernando Diniz para a seleção brasileira.
Com a goleada, o Al-Hilal retoma a liderança do Campeonato Saudita ao somar 16 pontos e ultrapassar o Al-Ittihad, que ganhou do Al-Okhdood por 1 a 0.