O brasileiro Oscar Schmidt é o maior pontuador da história do basquete com 49.737 pontos marcados. No entanto, esse recorde pode ser quebrado na próxima temporada da NBA por Lebron James, do Los Angeles Lakers.
A principal liga de basquete do mundo começa no dia 24 de outubro, e o astro de 38 anos pode ultrapassar essa marca caso faça 2.004 pontos. Outro grande nome da NBA comentou sobre a lista recentemente. O ex-pivô Shaquille O'Neal publicou em seu Instagram uma imagem com os números e comentou: "Se eu fosse bom nos lances livres, eu seria um Oscar Schmidt".
No ranking divulgado pelo perfil Basketball Forever — com mais de 1 milhão de seguidores — e compartilhado por Shaquille, o astro norte-americano aparece com 47.734 pontos, 28 a mais do que os dados oficiais.
Essa publicação agitou os fãs da NBA nos Estados Unidos, que começaram a comentar sobre a marca do brasileiro, sendo alguns depreciando Oscar por ele não ter marcado pontos na liga norte-americana.
O "Mão Santa", como ficou conhecido no basquete, anotou os 49.737 pontos em 1.615 partidas, com média de 30,7 pontos por jogo. Pela seleção brasileira, Oscar fez 7.963 pontos e teve como principal título o Pan-Americano de 1987 contra os Estados Unidos.
O brasileiro chegou a ser chamado para jogar na NBA pelo New Jersey Nets — atual Brooklyn Nets — após bom desempenho nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles. No entanto, Oscar decidiu recusar, pois teria que abrir mão da seleção brasileira, uma vez que não era permitido que jogadores profissionais atuassem nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.
Os números de Lebron James
Na NBA, o ala já é soberano nos números. Ele é o recordista em pontos na temporada regular com 38.652, nos playoffs, com 8.023, além de ter 52 no play in, em dois jogos disputados.
Pela seleção norte-americana, Lebron totaliza 979 pontos, sendo o segundo maior pontuador, atrás de Carmelo Anthony, com 1.265. No entanto, ele pode ultrapassar os mil pontos, pois deve atuar nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
De acordo com esses dados oficiais, Lebron tem 47.706 pontos na carreira, precisando de mais 2.032 para passar Oscar. Contudo, há quem diga que ele já teria mais pontos que o brasileiro. Caso sejam contabilizados jogos de pré-temporada (1.722) e All-Star Game (426), ele totaliza 49.854 pontos.