O Gauchão sub-17 voltará a ser decidido em clássico Gre-Nal após oito anos. Neste sábado (15), às 15h, o Inter recebe o Grêmio no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, pelo jogo de ida da final. No histórico, o Colorado soma 15 títulos, enquanto o Tricolor tem 10. A partida de volta está marcada para o dia 22 de julho, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
O lado gremista chega à final ostentando a melhor campanha. Foram dez vitórias e apenas uma derrota. O ataque é o mais eficiente da competição, com 59 gols marcados em 11 jogos. Depois de liderar o Grupo A, passou por Novo Hamburgo e Juventude nos mata-matas.
O Grêmio não disputava o torneio desde 2016. Por entender que poderia participar de outros campeonatos de melhor nível técnico, ficou de fora por cinco edições (em 2020 não foi realizada). A volta se deve também à implementação de um ranking das categorias de base, implementado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), envolvendo todas as equipes gaúchas.
Dentro de campo, sob o comando do técnico Ruimar Kunzel, o Tricolor conta com o zagueiro Da Mata, campeão Sul-Americano sub-17 com a Seleção Brasileira em abril. No setor ofensivo, o ponta-direita Alysson, 17 anos, tem chamado a atenção junto do centroavante Riquelme, 16 anos, que, mesmo sendo reserva, é o artilheiro do Estadual, com oito gols.
— Nossa preparação foi muito boa, apesar de mais curta do que gostaríamos por causa do calendário. Realmente foi muito produtiva. Vamos procurar manter a nossa ideia de trabalho, colocando em prática nossa forma de jogar. Esperamos uma decisão difícil e equilibrada, digna de um clássico do nosso futebol. Espero que no final a gente possa estar comemorando esse importante título para as categorias de base do clube — destacou Ruimar Kunzel.
O lado colorado está invicto. Foram nove vitórias e dois empates. O ataque anotou 36 gols, enquanto a defesa sofreu apenas seis, sendo a mais eficiente ao lado do rival. Primeiro colocado do Grupo B, superou Cruzeiro e Gramadense nas fases seguintes.
Em 2023, o Inter tem utilizado jogadores ainda mais jovens na categoria. É o caso do centroavante Ricardo Mathias, 16 anos, que também foi campeão Sul-Americano nesta temporada, junto do zagueiro Dalla Corte, outro que está à disposição do treinador Eder Morais.
O protagonista tem sido o meia Gabriel Carvalho, de apenas 15 anos. Visto por muitos como a maior promessa colorada, ele chegou, inclusive, a fazer parte, e receber minutos em campo, do elenco que atuou na Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do ano. Com seis gols anotados, ele só balançou as redes menos do que o atacante Gabriel Ramos, com sete.
— O Gre-Nal tem uma importância enorme por toda atmosfera que se cria, pela importância de se preparar e de encarar com muita concentração uma das maiores rivalidades do Brasil, se não for a maior. É preciso muita estratégia, porque você tem 180 minutos para pensar em como superar o adversário. Os primeiros 90 serão na nossa casa, com a nossa torcida. Estamos trabalhando muito forte para representar a grandeza do Inter — ressalta Eder Morais.
Ingressos
- Mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, tanto para colorados quanto gremistas, que deverão acessar o local pelo campo de grama sintética, ao lado do estacionamento externo. Os portões serão abertos às 14h
Transmissão
- O Mundo Colorado (plataforma do Inter) e a FGF TV anunciam a transmissão ao vivo