Em um duelo de convidadas, a ucraniana Elina Svitolina, 76ª do ranking da WTA, eliminou a cinco vezes campeã de Wimbledon Venus Williams (558ª) por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3 na primeira rodada do tradicional torneio inglês nesta segunda-feira (3).
Semifinalista em 2019, Svitolina vai enfrentar Elise Mertens (28ª) na próxima fase. Nesta segunda, a belga eliminou a eslovena Viktória Hrunčáková por 7/6(2) e 6/2.
O jogo entre Svitolina e a mais velha das irmãs Williams (de 43 anos) foi marcado por dois incidentes. No início da partida, na quadra central do All England Club, quando havia conseguido quebrar o saque da adversária e vencia por 2 a 0, Venus machucou o joelho direito e precisou jogar enfaixada.
A veterana gritou de dor e caiu no chão perto da rede quando seu serviço era quebrado e preocupou a todos, tanto que a árbitra croata Marija Cicak desceu da cadeira para prestar os primeiros socorros, assim como Svitolina, que atravessou a rede e levou uma toalha para Venus apoiar a cabeça.
A americana conseguiu se levantar e ir até seu assento, onde recebeu atendimento médico antes de retomar a partida. Mas ela sofreu novamente uma quebra de serviço permitindo que a ucraniana virasse para 3-2 e depois fechasse o set.
E no match point, após um backhand de Elina Svitolina, o lance foi sinalizado como bola fora, mas acabou se convertendo a favor da ucraniana após consulta à arbitragem de vídeo, provocando um sorriso irônico de reprovação em Venus Williams.
Apesar disso, a americana deixou a quadra central ovacionada pelo público.
Resultados desta segunda-feira de Wimbledon:
1ª rodada (simples feminino):
Belinda Bencic (SUI 2 x 0 Katie Swan (GBR)- 7-5 e 6-2
Katerina Siniaková (CZE) 2 x 0 Zheng Qinwen (CHN) - 6-3 e 7-5
* AFP