Ocorreu nos últimos dias, no estádio do Tottenham, em Londres, o 6º Encontro Internacional Laureus Esporte para o Bem. O evento mais importante no planeta busca priorizar o bem-estar de mulheres e meninas por meio do poder do esporte e em todas as áreas de suas operações e organizações. Em sua apresentação, Kely Nascimento, filha de Pelé, que é uma ativista na luta contra o racismo e a desigualdade, e que foi nomeada a primeira brasileira embaixadora global da Laureus.
— Estou muito orgulhosa de ser a nova embaixadora global da Laureus — celebrou Kely, em evento que reuniu atletas de renome mundial, líderes globais da indústria do esporte e tomadores de decisão importantes de organizações governamentais e sem fins lucrativos internacionais. O encontro de três dias em Londres foi para compartilhar ideias e conhecimentos sobre os desafios enfrentados pelo setor de desenvolvimento do esporte.
Morto em dezembro, Pelé foi um dos membros originais da Laureus World Sports Academy e ganhador do prêmio Laureus Lifetime Achievement Award. Ao ingressar na Laureus, Key Nascimento disse que espera representar bem o que seu pai significou na luta mundial contra as minorias.
—Sempre me beliscando porque o que faço me coloca em salas com pessoas incrivelmente criativas e compassivas trabalhando tanto para criar igualdade e resolver alguns de nossos problemas globais por meio do esporte—afirmou Kely, sem escondeu sua satisfação e entusiasmo com o evento e com o convite recebido.
—Conversas e apresentações importantes destinadas a apoiar ONGs e organizações esportivas profissionais por meio de financiamento. Inovação, dados, melhores práticas e oportunidade política. Uma comunidade incrível de policiais, atletas profissionais, cientistas, pesquisadores e simplesmente pessoas brilhantes. Obrigado Laureus, tenho muito orgulho de fazer parte dessa família—concluiu Kely.
Além da anfitriã Kely Nascimento, Jessica Ennis-Hill, Missy Franklin, Nicol David, Tanni-Grey Thompson, Sean Fitzpatrick, Kosovare Asllani e Babalwa Latsha foram palestrantes do evento. Todos se juntaram a líderes como Nike, Tottenham Hotspur, AIA, FC Barcelona Foundation, além de representantes da UNESCO, da Organização Mundial da Saúde e da Autoridade da Grande Londres.
Foram importantes temas de debates e os palestrantes tiveram a chance de interagir com representantes de alguns dos 304 programas apoiados pela Laureus Sport for Good.
Mais de 244 mil crianças e jovens foram impactados pelo trabalho da fundação, que apoiou programas em 42 países e territórios com financiamento, treinamento e outras formas de assistência.
—Esta foi uma oportunidade única de obter uma imagem de 360 graus do problema da desigualdade de gênero e do papel que o esporte pode desempenhar para enfrentá-lo. . Um voluntário de um programa de base em Hong Kong poderia conversar com um executivo da Nike, os atletas tiveram a chance de falar sobre questões mais amplas em torno da desigualdade com representantes da ONU—enfatizou Missy Franklin, cinco vezes campeã olímpica de natação e vice-presidente da Laureus Sport for Good Foundation.
—O resultado final inclui o compromisso da Laureus com esta nova pesquisa, apoiada por todos os cantos da comunidade esportiva internacional. Este pode ser um momento de mudança para mulheres e meninas em todo o mundo— finalizou Missy Franklin, que fez questão de registrar a presença de Kely Nascimento no evento.