Nove alpinistas nepaleses chegaram ao topo do Everest neste sábado (13), abrindo caminho para centenas de alpinistas - na maioria estrangeiros - que tentarão subir a montanha mais alta do mundo nas próximas semanas.
Graças ao clima favorável, os nove sherpas fixaram cordas ao longo de sua subida, as quais serão usadas pelas centenas de alpinistas que tentarão alcançar o mítico pico de 8.849 metros de altitude.
"A equipe chegou hoje ao topo do Everest", disse à AFP Mingma Gyalije Sherpa, da agência Imagine Nepal Trek and Expeditions, que coordenou a colocação de cordas este ano.
A equipe foi liderada pelo guia de montanha Dawa Gyalje Sherpa, que já conseguiu 12 escaladas do Everest.
Na manhã de sexta-feira (12), uma procissão de montanhistas, equipados com lanternas frontais, lançou-se ao longo das cordas fixadas pelos sherpas na cascata de gelo de Khumbu - a primeira e mais perigosa etapa da escalada - na esperança de chegar ao pico alguns dias depois.
Este ano, as autoridades nepalesas emitiram pelo menos 466 permissões de escalada do Everest para alpinistas estrangeiros. Como a maioria deles precisa de guias, mais de 900 pessoas tentarão escalar a montanha durante a temporada de primavera, que se estende até o início de junho.
* AFP