No primeiro duelo entre LeBron James e Nikola Jokic, o sérvio levou a melhor sobre o americano e o Denver Nuggets venceu o Los Angeles Lakers por 132 a 126, na noite desta terça-feira, no primeiro jogo da final da Conferência Oeste da NBA. Com o triunfo, os Nuggets tentam encerrar um tabu nos playoffs.
A equipe de Denver nunca superou o rival num confronto de mata-mata na NBA. Os dois times já protagonizaram três finais de conferência, sempre com vitória dos Lakers. Mas esta escrita pode estar perto de ser encerrada.
Os Nuggets não venciam o primeiro jogo de uma série contra os Lakers desde 1979. Na ocasião, o confronto era em três jogos e o time de Denver levou a virada. Foi o mais perto que os Nuggets chegaram de superar o rival de Los Angeles num duelo de playoffs. O último confronto aconteceu dentro da "bolha" da pandemia, em 2020.
Nesta terça, os Nuggets aproveitaram o fator casa para fazer grande performance e buscar a vitória, apesar das boas atuações de LeBron e Anthony Davis. O primeiro esteve perto de anotar um "triple-double", com seus 26 pontos, 12 rebotes e nove assistências. Davis registrou 40 pontos (foi o cestinha da partida), 10 rebotes e três assistências.
Jokic, então, precisou mostrar seu poder de fogo. E anotou mais um "triple-double" na temporada: 34 pontos, 21 rebotes e 14 assistências. Jamal Murray também foi decisivo, com seus 31 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.
Ao fim da partida, Jokic e o companheiro de time Kentavious Caldwell-Pope brincaram sobre as comparações entre o sérvio e LeBron, que tomaram conta do noticiário esportivo dos Estados Unidos nos últimos dias.
— Eu acho que a única diferença é que LeBron salta mais alto que Jokic — disse Caldwell-Pope.
— Isso é muito ofensivo — respondeu Jokic, bem-humorado.
— Estou brincando. Ser comparado a um dos melhores da história, talvez o melhor de todos, é muito legal — disse o jogador da Sérvia.
Em quadra, o Denver dominou o primeiro tempo e abriu boa vantagem no placar. Perdeu ritmo no terceiro quarto e viu os Lakers crescerem ainda mais no último período. Mas a reação veio tarde demais e não consumiu toda a boa vantagem construída pelos anfitriões.
— Precisamos de um tempo inteiro para entrar no jogo. São coisas do jogo. Foi como se eles tivessem nos dado um soco na boca logo no começo. Sei que o jogo é vencido em 48 minutos mas eles definiram o tom da partida em 24 minutos. E nós ficamos correndo atrás do prejuízo ao longo dos 24 minutos seguintes — analisou LeBron James.
As duas equipes voltam a se enfrentar na quinta-feira, novamente na casa dos Nuggets. Na noite desta quarta, Boston Celtics e Miami Heat iniciam a disputa da final do Leste, em Boston.