O Minas Tênis Clube igualou nesta terça-feira (16) a série semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) contra o Sesi/Franca. Após perder o primeiro jogo, no interior paulista, por 112 a 98, o time mineiro se recuperou e devolveu a derrota pela mesma diferença de pontos, vencendo por 103 a 89 na Arena UniBH, em Belo Horizonte.
A vitória já começou a ser construída nos 10 minutos iniciais, quando o Minas fez 29 a 18. Mesmo reagindo no segundo quarto, Franca apenas conseguiu manter a distância de 11, indo para o intervalo em desvantagem de 57 a 46.
Dono da melhor campanha da competição, com apenas duas derrotas em 37 partidas, Franca seguiu buscando mostrar poder de reação no terceiro quarto e reduziu a diferença para oito pontos (78 a 70).
Os 10 minutos finais foram de domínio do Minas, que selou a vitória com impressionantes 34 pontos, 8 rebotes e 8 assistências do ala americano Shaquille Johnson, que foi o cestinha da partida. O pivô Alexandre Paranhos marcou um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes. A equipe comandada pelo técnico Léo Costa ainda teve como destaques o ala-pivô Renan Lenz, com 17 pontos, e o armador americano Isaac Hamilton, com 11 pontos e 4 rebotes.
— Fomos muito consistentes o jogo inteiro. Tivemos uma consistência defensiva por 40 minutos. Tivemos alguns erros que podemos melhorar. Tiramos alguns pontos do primeiro jogo, fizemos uma defesa mais sólida e conseguimos correr. Isso foi a chave do jogo — avaliou Renan.
No Franca, os melhores foram o ala-pivô Lucas Dias, que deixou a quadra com 22 pontos, 5 assistências e o ala-armador Georginho de Paula, com um duplo-duplo de 16 pontos e 14 assistências, além de 7 rebotes.
O terceiro jogo da série melhor de cinco será disputado na próxima quinta-feira (18), às 19h30, mais uma vez em Belo Horizonte. Depois, a semifinal passará a ser disputada em Franca.