A 38ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre, que ocorre no próximo fim de semana (3 e 4 de junho), será a maior da história — ao menos, em número de participantes. Conforme a organização do evento, serão 16 mil corredores somadas as provas da rústica (7km310m), da meia maratona (21km97m) e da maratona (42km195m). O número é 6,6% maior do que em 2022, quando 15 mil pessoas participaram do evento.
Entre esses 16 mil estarão corredores de 16 países diferentes: Alemanha, Argentina, Austrália, Bahrein, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Etiópia, Estados Unidos, Paraguai, Quênia, Rússia, Uruguai e Uganda.
A prova com o maior número de participantes é a meia maratona, que teve 7 mil inscritos. Depois, vem a maratona, que somadas as provas masculina e feminina terá 6 mil corredores. A rústica terá 3 mil competidores.
No primeiro dia de corrida, no sábado (3), serão realizadas a meia maratona e a rústica, com 7 km. A prova principal da maratona será no domingo (4) — todas com largada e chegada na Avenida Diário de Notícias, em frente ao BarraShoppingSul. Nas três distâncias, a competição receberá atletas de todos os Estados do Brasil.
Além do aumento no número de participantes, o evento distribuirá cerca de R$ 180 mil em dinheiro de premiação, sendo R$ 30 mil aos campeões da maratona masculina e feminina.
Na comparação com o ano passado, uma mudança importante está no percurso das provas. O traçado de pouco mais de 40 quilômetros passará, além da orla do Guaíba e de parte da Zona Sul, pelo Centro Histórico de Porto Alegre, que concentra boa parte dos pontos turísticos da Capital.