A noite de segunda-feira (10) entrou para a história do basquete brasileiro. Ao mesmo tempo em que Stephanie Soares era a número 4 do draft da WNBA, a versão feminina da NBA, em Franca o Sesi/Franca Basquete (SP) derrotava o Flamengo (RJ) por 83 a 70 e encerrava a fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB) de forma invicta, com 32 vitórias. O resultado ainda deu outra marca ao time paulista, a de maior invencibilidade da modalidade no Brasil, com 44 triunfos na temporada 2022-23, somando todas as competições, superando as 43 que eram do COC/Ribeirão Preto (SP) em 2002-03.
O duelo no ginásio Pedrocão colocou frente a frente os dois melhores times da competição e os cariocas tinha como objetivo principal quebrar a série invicta dos rivais. Porém, apoiado por sua torcida, Franca fez um primeiro quarto impecável e massacrou o Flamengo, vencendo por impressionantes 30 a 14, com o ala/pivô Lucas Dias anotando nove pontos e quatro rebotes e tendo 100% de aproveitamento nos arremessso da linha de três. Já o armador Georginho de Paula fez seis pontos e deu três assistências.
No segundo período, os cariocas reagiram e conseguiram reduzir a diferença de 16 para 12 pontos, com o placar chegando a 46 a 34 no intervalo. Com sete pontos, o armador Ricardo Fischer comandou a pequena reação rubro-negra.
A partida passou a não ter um domínio e os times trocaram pontos no terceiro quarto, vencido pelos visitantes por 21 a 20, o que deixou Franca em confortável liderança de 66 a 55. O ala Gabriel Jaú, com nove pontos, foi o principal pontuador carioca. Com oito pontos, Georginho ajudou o time francano a seguir mandando no placar.
Os 10 minutos finais foram de celebração para a torcida local que viu sua equipe seguir dominando as ações e ainda elevar a diferença final para 13 pontos, confirmando a vitória, a invencibilidade no NBB e quebrando o recorde nacional.
— Saímos de quadra muito orgulhosos, a construção da vitória em cada jogo, ela começa no treino, na conversa, na humildade de reconhecer os erros e melhorar os acertos. 44 vitórias, com dois títulos importantes no meio disso, o Campeonato Paulista e a Copa Super 8, sem dúvidas é um time que fica marcado pra história. É fruto de muita união, comprometimento, força de vontade e trabalhando diariamente na busca pela melhora — comentou o técnico Helinho Garcia.
Com 17 pontos cada, o pivô Lucas Mariano e Georginho de Paula foram os cestinhas de Franca e do jogo, empatados com Ricardo Fischer. Gabriel Jaú marcou 15 para os cariocas. No lado paulista, o americano David Jackson terminou com 13 pontos.
O Sesi/Franca voltará à quadra na próxima sexta-feira (14), às 20h30, contra o Quimsa, da Argentina, no Ginásio Pedrocão, em partida válida pelo Final Four da Basketball Champions League Americas (BCLA) 2022/23.
Confira os números do Sesi/Franca Basquete na temporadas 2022-23
44 jogos
44 vitórias
NBB
32 vitórias
Basketball Champions League Americas
8 vitórias
Copa Super 8
3 vitórias
Campeonato Paulista
1 vitória no jogo que valeu o título estadual