O sonho do União Corinthians de se classificar para os playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) terminou na noite desta segunda-feira (10), quando o time de Santa Cruz do Sul foi derrotado, fora de casa, pelo Bauru Basket por 81 a 61. Com o tropeço, a equipe gaúcha caiu para a 13ª posição, faltando apenas uma rodada para o encerramento da fase classificatória, e não tem mais chances de ficar com a 12ª e última vaga.
O jogo começou com amplo domínio do Bauru, que fez 24 a 9 no primeiro período. A equipe comandada por Athos Calderaro teve um baixo aproveitamento em todos os fundamentos.
Na segunda parcial, o União melhorou e equilibrou a disputa. Porém não conseguiu reduzir a diferença e foi para o intervalo perdendo por 17 pontos (43 a 26). O pivô Malachias deixou o banco de reservas e foi o destaque dos gaúchos com cinco pontos e dois rebotes.
A partida manteve o mesmo ritmo no terceiro quarto. Os paulistas não deram espaço para uma reação do time gaúcho e aumentaram a distância para 29 pontos (70 a 41). Com o jogo definido, Bauru rodou o time nos 10 minutos finais, o que permitiu ao União Corinthians reduzir o placar para 20 pontos de desvantagem.
Com 15 pontos, quatro assistências e dois rebotes, o experiente ala Alex Garcia, 43 anos, foi o cestinha de Bauru. O ala/pivô Rodrigues terminou com 14 pontos e nove rebotes, enquanto o pivô Gemerson conseguiu um duplo-duplo de 13 pontos e 10 rebotes.
Pelo União, Malachias foi o cestinha da partida com 17 pontos. Ele ainda anotou cinco rebotes e deu uma assistência. Já o armador Augusto fechou com 13 pontos, dois rebotes e duas assistências.
O União Corinthians tem mais um jogo pela fase classificatória do NBB. Na próxima sexta-feira (14), enfrenta o Fortaleza, no Ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul.