Vestus Cheboi, do Quênia, sagrou-se vencedor da 27ª Maratona Internacional de São Paulo, disputada neste domingo (2). Com o tempo de 2h15min20s, logo em sua primeira participação, ele fez uma das melhores marcas da história da competição. No feminino, a etíope Yadeni Alemayehu levou a melhor, com 2h34min48s.
O clima amanheceu nublado na capital paulista, com uma queda de temperatura, se comparada ao calor forte dos últimos dias. Na largada os termômetros registravam 15º e a prova começou com garoa. Porém, as temperaturas mais amenas agradaram aos atletas e favoreceram o bom ritmo dos corredores, que baixaram os tempos com relação ao ano passado.
Cheboi, que já havia sido vice-campeão das Dez Milhas Garoto no ano passado, e veio forte para a primeira maratona em sete anos. Sua única experiência na distância havia sido em novembro de 2016, quando foi o sétimo colocado em Florença, na Itália. O queniano se colocou entre os ponteiros, já nos quilômetros iniciais. No km 5 era o líder da prova, abrindo alguns metros de distância, mas ainda seguia acompanhado de perto por um ou dois atletas.
Foi a partir do km 15 que despontou, se colocando em vantagem, porém consciente e sem forçar demais o ritmo. Cheboi correu sozinho mais da metade da prova e não teve a primeira posição ameaçada em nenhum momento. Nos metros finais, sem demonstrar cansaço aparente, ele acenava para o público presente no Parque do Ibirapuera. E sorria feliz pelo resultado.
— Foi um dia muito bom para mim. Foi fantástico, especialmente porque é minha primeira maratona. Treinei muito forte no Quênia e vim bem focado e muito bem preparado. Agradeço a Deus e ao meu técnico que me treinou para essa prova. Adoro o Brasil e é uma alegria enorme vencer aqui, ainda mais sendo minha primeira participação. Com certeza foi meu presente de aniversário — disse o corredor que completará 36 anos na próxima terça-feira (4).
Entre as mulheres, a etíope Yadeni Alemayehu liderou a prova desde os quilômetros iniciais. Ela vinha em bom ritmo, acompanhada da conterrânea Mabre Haile, porém a partir do 19º km, passou a ditar ritmo mais forte que a companheira, liderando a prova de forma isolada. Mesmo sentindo um pouco a umidade, não teve grandes dificuldades para cruzar a linha de chegada no lugar mais alto do pódio.
— Me senti tranquila e gostei bastante da prova do percurso. A umidade atrapalhou um pouco, mas com certeza não comprometeu o resultado final. Estou muito feliz em vencer a Maratona Internacional de São Paulo, uma prova tão importante — disse a etíope, que em junho de 2022 foi a vice-campeã da Maratona do Rio de Janeiro.
Brasileira termina em segundo no feminino
Entre os brasileiros, mesmo com dificuldade nos treinos, devido a uma infecção de garganta, Giovani dos Santos conquistou o quarto lugar no masculino, com Laurindo Nunes Neto na quinta posição. Já entre as mulheres, a paranaense Marlei Willers se destacou e faturou a segunda colocação. Ela já havia vencido a Maratona Internacional de Curitiba, em novembro do ano passado. Renata Moreno dos Santos ficou com a quarta posição.
—Estou muito feliz em representar o Brasil, e conquistar o segundo lugar. Sabia da força das atletas estrangeiras. Mas, no primeiro momento precisei saber o meu ritmo, depois fui aproveitando as oportunidades da prova. Passei pela atleta que vinha na segunda posição no km 36, quando percebi que ela tinha sentido o ritmo. Foi meu presente de aniversário, pois fiz 45 anos na terça-feira passada (dia 28/03) e queria um bom resultado. O primeiro lugar não veio, mas estou feliz pelo segundo. Agradeço a todos que me apoiam. Com certeza não cheguei sozinha aqui — comemorou Marlei, que mora na cidade gaúcha de Morro Reuter.
Resultados 27ª Maratona Internacional de São Paulo:
Masculino -
1) Vestus Cheboi (Que), 2h15min20s
2) Tilehum Abebaw Nigussie (Eti), 2h17min47s
3) Getu Kure Mideksa (Eti), 2h21min50s
4) Giovani dos Santos (Bra), 2h23min16s
5) Laurindo Nunes Neto (Bra), 2h28min17s
Feminino -
1) Yadeni Alemayehu (Eti), 2h34min48s
2) Marlei Willers (Bra), 2h46min50s
3) Mabre Hale Degefa (Eti), 2h49min32s
4) Renata Moreno dos Santos (Bra), 3h02min32s
Meia-Maratona masculina – 21 km:
1) Fabio Jesus Correia, 1h17min06s
2) Wellington Bezerra da Silva, 1h17min53s
3) Alexandre Ribeiro Pastorello, 1h18min54s
4) Gustavo Henrique Pereira, 1h19min34s
5) Jeferson Assis de Souza, 1h20min29s
Meia-Maratona feminina – 21 km:
1) Jessica Larcerda Soares, 1h30min44s
2) Mariana Pontes Vila Luchezi, 1h32min36s
3) Raisa Marcelino do Nascimento, 1h33min22s
4) Idamara Vieira da Silva, 1h35min10s
5) Sirlei Batista do Amaral, 1h35min55s